O governador Paulo Dantas (MDB) já começa a sinalizar apoios a sucessão municipal em 2024 em vários municípios do Estado. Nesse objetivo, segue o senador Renan Calheiros (MDB) e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na outra ponta da linha, está o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).

Em Arapiraca, segundo colégio eleitoral do Estado a possibilidade do governador indicar ou apoiar um nome para prefeito, até o momento é muito remota. O prefeito Luciano Barbosa (MDB) segue absoluto, muito bem avaliado e forte politicamente após a eleição de 2022 quando elegeu o filho, Daniel Barbosa (PP) deputado federal. 

Arapiraca pela sua importância econômica, social e política continua sem uma participação no secretariado de primeiro escalão do governo. O município sofre com problemas graves na área da Saúde, desabastecimento de água, Segurança Pública, dentre outros 

Este problema pode estar relacionado ao fato do prefeito Luciano Barbosa em 2022, ter se engajado com força na campanha do adversário do governador Paulo Dantas, o senador Rodrigo Cunha (UB). Essa indiferença do governador com Arapiraca seria a resposta de Paulo Dantas a Luciano Barbosa pela sua afronta. O povo é quem está pagando a conta.