A retomada do Programa de Habitação Rural foi anunciado pelo governo federal e está na fase de construção e adaptação dos critérios que serão tomados nesse nova fase. A informação é do presidente do Sindicato Rural de Arapiraca Geraldo Balbino.
Explicou, que o Sindicato está acompanhando todas as decisões que serão tomadas em Brasília junto a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Os recursos liberados serão da ordem de R$ 1 bilhão que serão destinados para os projetos iniciados e paralisados.
“Estamos aguardando a publicação da portaria com a definição de todos os critérios a exemplo da contrapartida do beneficiado” explicou o sindicalista. No momento, o Sindicato ainda não está realizando os cadastros para não gerar expectativas aguardando a publicação da portaria que desse sair no final de março ou início de abril completou Geraldo Balbino.
O Ministério das Cidades vem tratando da regulamentação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) vem participando das discussões junto com a Caixa Econômica Federal, que vai gerir os recursos.
De acordo com a Contag, ainda não existe nenhuma proposta definida, quanto a valores, especificações, operacionalizações. Apesar disso, surgiram informações que já existem instituições propondo cadastro em Arapiraca. A situação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Geraldo Balbino, que pediu cautela aos agricultores e reafirmou que nenhum documento está sendo fornecido pelo Sindicato.