Com a experiência de dois mandatos de vereador por Arapiraca e três mandatos na Casa de Tavares Bastos, o ex-deputado estadual e ex-vereador por Arapiraca Ismael Pereira, ressalta a importância cívica de cada vereador, honrar o Juramente prometido no ato da posse. 

É de fundamenta importância relembrarmos aqui, e agora, o inteiro teor do compromisso que os senhores vereadores, após eleitos e diplomados assumem solenemente no ato da posse. O compromisso é lido pelo Presidente nos seguintes termos: “Prometo exercer, com dedicação e lealdade, o meu mandato, respeitando a constituição federal, a constituição do estado e a lei orgânica do município defendendo os interesses do município e o bem – estar de meu povo. Ato contínuo, os demais vereadores presentes dirão em pé: assim o prometo”

O que acabamos de relembrar está disposto no parágrafo 3º do Artigo 5º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Arapiraca

Diante do que acabamos de relembrar, após assumirem o compromisso acima, os senhores Vereadores devem ter a dignidade de honrá-lo, pois assim o prometeram solenemente no ato da posse. No meu entendimento, o vereador que por um ou outro motivo não honrar o compromisso que assumiu, será o mesmo que está pedindo para ser deletado da vida pública.

Cabe ao povo, do qual o poder constitucionalmente emana, ser rigorosamente vigilante ao acompanhar a atuação parlamentar do seu representante na Câmara de Vereadores, Atentem bem, meus amigos e minhas amigas, como cada povo tem o governo que merece, igualmente tem o lídimo representante que merece no Parlamento.  Portanto, e bom ser rigoroso no escolher, para não se arrepender depois do leite derramado”.