A única reeleita, foi Ceci Cunha em 1998, no entanto não assumiu em razão do seu assassinato

A cidade mais importante do interior do Estado – Arapiraca, nas últimas décadas não elegeu nenhum deputado federal. A exceção foi Ceci Cunha que não assumiu o segundo mandato em razão de seu assassinato em dezembro 1998, após ser diplomada pelo Tribunal Regional Eleitoral. 

No mesmo ano, o então deputado federal e médico Talvane Albuquerque, não foi reeleito ficando na primeira suplência. Em 2002, Rogério Teófilo foi eleito deputado federal com uma votação expressiva de 64.899 votos. Com uma atuação bastante positiva sobretudo na luta pela interiorização do ensino superior, mas infelizmente não foi reeleito. 

Arapiraca perdeu muito em não reeleger Rogério Teófilo que tentou retornar à Câmara dos Deputados em eleições seguintes mas não consegui seu objetivo.

Em 2010, a ex-prefeita Célia Rocha disputou a eleição para a Câmara dos Deputados, saindo vitoriosa com uma votação impressionante. A ex-prefeita, ficou no mandato apenas de 2011 a 2012, decidindo disputar a prefeitura de Arapiraca enfrentando Rogério Teófilo. Foi eleita prefeita de Arapiraca pela terceira vez e a cidade ficou sem representante no Congresso Nacional, infelizmente.

Em seu lugar, assumiu o suplente, Francisco Tenório, sem nenhuma identificação com os pleitos da terra de Manoel André. Em 2018, foi eleito deputado federal, Severino Pessoa, após dois mandatos de deputado estadual. Pessoa teve uma atuação positiva em inúmeros pleitos de Arapiraca e Alagoas e de muitos municípios alagoanos. Infelizmente não foi reeleito nas eleições de 2022. 

Em 2021, foi eleito deputado federal o jovem Daniel Barbosa (PP) graças a força política e liderança do pai, o prefeito Luciano Barbosa (MDB). Será que Daniel Barbosa vai quebrar esse tabu e conseguir sua reeleição? “O tempo será o senhor da razão. “Só Deus sabe.