Quase cinco mil agricultores familiares alagoanos, de sete municípios, vão receber a nova remessa de pagamento do Garantia-Safra 21-22. O auxílio foi liberado por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, publicada na terça-feira (14), no Diário Oficial da União.
Em Alagoas, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), foram contemplados os agricultores residentes nos municípios de Batalha, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Ouro Branco, Palestina e Traipu.
Entre janeiro e fevereiro, mais de 20 mil pequenos agricultores alagoanos que sofreram perda na sua safra, causada pela seca extrema ou pelo excesso de chuva no ciclo 2021/2022, já receberam o benefício.
Ao todo, 27 mil agricultores de 34 municípios de Alagoas aderiram ao Garantia-Safra, junto à Seagri e ao Ministério da Agricultura. No mês de março, os agricultores que ainda não receberam o recurso, na ordem de R$ 850,00 em parcela única, serão contemplados.
O objetivo do programa é dar segurança alimentar e garantir a sobrevivência de agricultores familiares com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50% na estiagem ou por enchentes nas plantações.
Bloqueios
Os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra 2021/2022 que tiveram o benefício bloqueado nos municípios com pagamentos já autorizados devem procurar regularizar sua situação no serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra” na plataforma Gov.br.
*com Seagri