O afastamento temporário do presidente do diretório do partido Progressista (PP) pelo presidente estadual da agremiação partidária deputado federal Arthur Lira, do vereador Túlio Freire, foi sem dúvida, um choque político na cidade mais importante do interior de Alagoas – Arapiraca.
O vereador Túlio Freire que descumpriu os estatutos do partido, também perdeu a função de presidente da chamada CPI do Lixo, que tinha a finalidade de apurar supostas irregularidades no contrato entre a prefeitura de Arapiraca e a empresa responsável pela limpeza pública em Arapiraca. A CPI perdeu o rumo da sua finalidade.
Com a decisão, o vereador Vicente Targino passa a ser o líder do partido na Câmara Municipal de Arapiraca. O ex-deputado estadual Tarcizo Freire, filiado ao PP, até o momento não se pronunciou sobre o episódio político e se vai permanecer no partido.