''Finanças dos estados estão em risco'', diz Santoro

11/02/2023 08:38 - Voney Malta
Por redação
Image

Em artigo publicado neste sábado (11),  em O GLOBO, os secretários da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior, e o de Alagoas, George Santoro, afirmam que '"Nos últimos anos, a complexa conjuntura econômica que assolou o país, e o mundo, elevou a taxa da inflação e permitiu significativa melhora das receitas públicas, tanto para o governo federal quanto para os estados".

"Embora, num primeiro momento, essa melhora se traduza em bons resultados fiscais, na sequência o ajuste monetário também atinge as despesas, revelando assim a natureza não estrutural dos resultados observados anteriormente", explicam Santoro e Renê.

Para ambos, ''Em meio a um ambiente com pressões pelo lado da despesa — em que se destacam as demandas por recomposições salariais, correção monetária dos gastos com custeio e aumento do serviço da dívida — vai se criando um claro desequilíbrio estrutural entre receitas e despesas nos estados''.

Eles aletam para ''que as discussões entre União e estados avancem para que os impactos dessa reestruturação forçada dos orçamentos estaduais possam ser solucionados com um acordo que não gere desconforto federativo, muito menos risco fiscal para o futuro''.

Leia abaixo na íntegra o artigo e tire as suas conclusões:

Finanças dos estados estão em risco

É fundamental apontar que a melhora do caixa proporcionada pelo ICMS deverá ser usada para cumprir obrigações futuras

Por George Santoro e Renê de Oliveira Garcia Junior

Nos últimos anos, a complexa conjuntura econômica que assolou o país, e o mundo, elevou a taxa da inflação e permitiu significativa melhora das receitas públicas, tanto para o governo federal quanto para os estados. Embora, num primeiro momento, essa melhora se traduza em bons resultados fiscais, na sequência o ajuste monetário também atinge as despesas, revelando assim a natureza não estrutural dos resultados observados anteriormente.

Muitos estados viram a arrecadação crescer com o ICMS, seu principal imposto, que representa 80% da receita tributária total — situação que permitiu resultados fiscais positivos no período pós-pandemia. Contudo é fundamental apontar que a melhora do caixa proporcionada por esses aumentos deverá ser usada para fazer frente a obrigações futuras, assim como garantir a continuidade dos investimentos, programas e políticas públicas.

Essa ponderação se torna particularmente importante devido aos impactos da Lei Complementar 194/2022, que limitou a alíquota de ICMS de gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo entre 17% e 18%. A medida levou a uma perda real de arrecadação de R$ 45 bilhões no segundo semestre de 2022, segundo levantamento do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Adicionalmente, no caso da energia elétrica, a LC 194 alterou o artigo terceiro da Lei Kandir, modificando a apuração de sua base de cálculo. O ICMS sobre o setor até então era cobrado em cima da totalidade do preço de energia paga pelo consumidor e, com a mudança, passou a não considerar as etapas de transmissão, distribuição e encargos setoriais.

Com isso, a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que engloba também as tarifas de transmissão e parte dos encargos setoriais, deixou de fazer parte da base de cálculo do ICMS. É importante ressaltar que, em função da complexidade da separação das diferentes tarifas para fins de tributação, grande parte dos estados ainda não retirou a TUSD da base de cálculo do ICMS — os verdadeiros impactos fiscais da LC 194 ainda estão subdimensionados. Estima-se que a TUSD represente mais de 50% da base tributária do setor.

Em meio a um ambiente com pressões pelo lado da despesa — em que se destacam as demandas por recomposições salariais, correção monetária dos gastos com custeio e aumento do serviço da dívida — vai se criando um claro desequilíbrio estrutural entre receitas e despesas nos estados.

É necessário, portanto, que as discussões entre União e estados avancem para que os impactos dessa reestruturação forçada dos orçamentos estaduais possam ser solucionados com um acordo que não gere desconforto federativo, muito menos risco fiscal para o futuro, criando mecanismos para acobertar os 27 entes federativos. Caso contrário, tudo indica que nos próximos anos começaremos um novo ciclo de crise fiscal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..