Ex-parlamentar defende a implantação de um grande polo citricultor em Arapiraca, no seu entender não é justo que a população de Arapiraca continue consumindo produtos hortifrutigranjeiros produzidos nos polos de Juazeiro e Petrolina com maior custo. 

“No alvorecer de um novo governo, e no afã de ver Arapiraca  ser prestigiada no governo que ora se inicia, faço aqui uma Moção ao Excelentíssimo Senhor Governador, Paulo Dantas, no sentido de que o mesmo examine a possiblidade e envide todos  esforços, objetivando reerguer a atividade agrícola da região Agreste, que desde o grande recuo da atividade fumageira, vem passando por momentos notadamente declinantes, vez que, até o presente momento nada foi feito, nenhum fato novo aconteceu visando a revitalização da nossa  atividade agrícola, tampouco em prol do homem do campo.

Peço vênia para vos dar uma sugestão, Senhor Governador Paulo Dantas: IMPLANTE UM GRANDE POLO CITRICULTOR EM ARAPIRACA, com abrangência em toda região do Agreste alagoano, que outrora representou a maior área contínua de cultivo do fumo no contexto da América Latina, o que mostra com clareza solar o que a atividade fumageira já significou para o Agreste, especialmente para Arapiraca, que hoje ostenta sua grandeza graças a mola propulsora da fumicultura.

Na minha avaliação, Senhor Governador, implantar um grande polo citricultor em Arapiraca, significa o mesmo que acrescentar fermento para fazer crescer a economia da região. Seria seguir os caminhos trilhados por Petrolina, conduzidos pelo saudoso governador de Pernambuco, o grande estadista Nilo Coelho, o transformador do nada em alguma coisa que é a exuberante Petrolina, hoje beirando os 400 mil habitantes, e que teve no exercício fiscal de 2022, uma receita na ordem de R$ 1.224.833.000,00. Isso, óbvio, graças ao seu florescente POLO CITRICULTOR, expressivo gerador de empregos, renda e vultosos recursos para os cofres públicos.

A citricultura continua sendo uma atividade altamente rentável, e com mercado interno e externo amplamente abertos. O Brasil é um dos maiores produtores de laranja do mundo, o suco de laranja é largamente exportado, basta dizer que de cada 10 copos de suco de laranja consumidos no mundo 8 são de origem brasileira. Além do extrato puro da laranja, um produto largamente disputado no mercado exterior.

Outro dado importante, Senhor Governador: no vizinho Estado de Sergipe, mais precisamente no Platô de Neópolis, existe uma mega empresa que só cultiva limão Taiti, e toda sua volumosa produção é escoada via Porto de Salvador, para um só cliente em Amsterdã, capital da Holanda, se percebe pois, que citrus é cheque visado no mundo inteiro.  

Diante desta breve exposição, Mociono a Vossa Excelência, após ouvido os doutos pares, que abrace essa causa. Confesso que não sou nenhum pós graduado em citricultura, mas sou convicto tratar-se de um seguro empreendimento. Sobre citricultura tenho apenas conhecimentos básicos, mas sobre o assunto em comento, coloco-me desde já a disposição para um diálogo mais aprofundado se assim interessar possa, afinal, o que mais interessa é o bem de Arapiraca.

Tenho absoluta convicção de que, se Vossa Excelência abraçar esse projeto e colocá-lo em execução, com certeza não só estará dando um grande contributo para o crescimento e desenvolvimento de Arapiraca e de todo o Agreste alagoano, como também estará se perpetuando nas dobras mais sedosas do coração de cada um do povo arapiraquense e de toda população do Agreste alagoano. Desde já ser-lhes-emos eternamente gratos, Senhor Governador. “A gratidão é a memória do coração”, já dizia o sábio Antístenes.

Provavelmente Vossa Excelência nem me conheça pessoalmente, mas vosso Vice-Governador Ronaldo Lessa sim, pois tive a subida honra de legislar com o mesmo na egrégia Casa de Tavares Bastos representando Arapiraca na condição de deputado estadual.

Neste momento epilogar, fecho as cortinas e apago a luzes da ribalta dizendo: Senhor governador Paulo Dantas, a Moção está feita em nome do laborioso e ordeiro povo de Arapiraca, o pleito foi formulado, agora a decisão é vossa”.

ISMAEL PEREIRA

É artista plástico, ex-vereador, ex-deputado por Arapiraca e bacharel em Direito.