Entre os pretensos postulantes estão os atuais e ex-vereadores
A possibilidade do aumento de 19 para 21 vagas das cadeiras da Câmara Municipal de Arapiraca para a próxima legislatura em 2024 poderá aumentar consideravelmente o número de candidatos nas eleições de 2024.
Atualmente um vereador por Arapiraca recebe mensalmente R$ 12,5 mil, a metade do que ganha um deputado estadual esse mesmo valor é acrescido no salário como verba de gabinete além do direito a cargos comissionados no Legislativo e no Executivo, principalmente os vereadores que fazem parte da bancada de sustentação ao prefeito Luciano Barbosa (MDB) O repasse do duodécimo mensalmente pela prefeitura é superior a R4 1,2 milhão, a cada dia 20 do mês.
Na eleição 2020 o número de candidatos a vereador foi da ordem de 320, em 2024 esse número deve ser aumentado. Caso seja aprovada a matéria de autoria da Mesa Diretora, o número de vereadores deve passar a valer a partir da próxima legislatura de 2024, segundo avaliação de quem defende a matéria.
Analistas políticos preveem que, oito entre nove atuais vereadores não renovarão seus mandatos em 2024. Os partidos mais concorridos para a disputa serão o MDB, PL, PT, PP e Republicanos.
Sem coligação, é provável que os partidos façam uma seleção de candidatos com densidade eleitoral objetivando o quociente eleitoral para fazer mais de um vereador por partido no chamado “chapão”. Essa avaliação de escolha deve ser bastante estrategista e criteriosa.
Em 2024 a Justiça Eleitoral deve ser mais rigorosa e exigente na questão da apresentação dos nomes de mulheres. Não devem entrar apenas para completar a cota de 20%, exigida pela Justiça Eleitoral
Será exigido rigorosa prestação de contas, quanto recebeu do fundo partidário, participar efetivamente da campanha além de densidade eleitoral. Isso também será valido para os pré-candidatos de cada partido.
Além dos atuais postulantes, ex-vereadores devem entrar na disputa
Além dos atuais vereadores. Ex-vereadores que atuaram em legislaturas passadas naturalmente querem e devem tentar a conquista do espaço político no Legislativo da cidade mais importante do interior do Estado.
Entre os prováveis pré-candidatos estão; Josias Albuquerque, Gilvãnia Barros, Dorge do Queijo, Zé Lúcio, Sargento Moises, Pastor Marcos Caetano e Sidney Geny.
O ex-vereador e ex-deputado estadual Ismael Pereira, que foi vereador por duas legislaturas, presidiu da Mesa Diretora da Câmara Municipal e foi deputado estadual por três legislaturas com uma atuação bastante positiva na defesa dos interferisses do povo de Arapiraca e de Alagoas poderá ser um nome incluído na disputa eleitoral em Arapiraca em 2024.
Mesmo sem ocupar nenhum cargo eletivo na condição de artista plástico vem se destacando como militante da política alagoana e sintonizado na defesa dos interesses do povo de Arapiraca. Ismael Pereira não confirmou essa possibilidade de disputar eleição em Arapiraca, no entanto é um excelente nome e está bem vivo na memória do povo arapiraquense.