Racha? Deputado critica postura “antidemocrática” do PT de Alagoas em indicação de cargos

29/12/2022 15:09 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Em carta aberta aos filiados, militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas, o deputado estadual reeleito Ronaldo Medeiros expôs um possível racha interno no partido, ao criticar o que classificou de “postura antidemocrática da direção do PT em Alagoas na definição e indicação para ocupação dos espaços no Governo do Estado e Governo Federal”.

O documento, datado do dia 27 deste mês, é assinado por Medeiros, pelo ex-deputado estadual Judson Cabral, por Welton Roberto e Basile Christopoulos.

Até o momento, todas as indicações de cargos do PT de Alagoas (presidido por Ricardo Barbosa) teriam sido feitas pelo deputado federal reeleito Paulão. 

Para expressar a discordância acerca dessas indicações, o texto lembra as vitórias alcançadas pelo partido em nível nacional, com a eleição de Lula, e local, com a reeleição do governador Paulo Dantas (MDB), apoiado pelo PT, e com a reeleição do próprio Paulão e de  Ronaldo Medeiros, pontuando, ainda, que os candidatos do PT em Alagoas obtiveram 64 mil votos nas eleições de outubro passado.

“Defendemos para o Partido dos Trabalhadores em Alagoas um projeto político democrático, transparente, amplo, renovado e capaz de dialogar efetivamente com a sociedade alagoana em seus diversos segmentos da classe trabalhadora, e que suas instâncias de deliberação partidária funcionem democraticamente, superando a prática centralizadora e antidemocrática atual”, destaca trecho da carta. 

Em seguida, o grupo apresenta as seguintes sugestões para “debate interno”:  Transparência nos processos decisórios internos do partido; Participação e indicação de militantes e dirigentes do partido para ocupar órgãos federais e estaduais em Alagoas devem ser objetos de debate interno; Respeito às lideranças do partido que participaram do projeto eleitoral em 2022.

Confira a íntegra da carta:

Carta aos filiados, militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores em Alagoas 

O Partido dos Trabalhadores tem, ao longo dos últimos anos, enfrentado diversas batalhas que exigiram da militância petista um processo de implicação na disputa por novos horizontes democráticos, que hoje ganha força com a eleição do Presidente Lula. O trabalho de reconstrução democrática do nosso país exige a reformulação de práticas internas do PT, que viabilizem a democracia que queremos para o Brasil. Dessa forma, Considerando a importante vitória do Presidente Lula e o desempenho do partido nas eleições em Alagoas; Considerando que no 2º turno o Presidente Lula obteve mais de 976 mil votos em nosso Estado; Considerando que o candidato a governador apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (Paulo Dantas) também saiu vitorioso; Considerando que na disputa para deputado federal tivemos a importante reeleição de Paulão; Considerando a reeleição de Ronaldo Medeiros para Assembleia Legislativa; Considerando a participação dos candidatos/as do Partido dos Trabalhadores que obtiveram no conjunto mais de 64 mil votos nas eleições de outubro de 2022, expressamos nossa discordância com a postura antidemocrática da direção do PT em Alagoas na definição e indicação para ocupação dos espaços no Governo do Estado e Governo Federal. Defendemos para o Partido dos Trabalhadores em Alagoas um projeto político democrático, transparente, amplo, renovado e capaz de dialogar efetivamente com a sociedade alagoana em seus diversos segmentos da classe trabalhadora, e que suas instâncias de deliberação partidária funcionem democraticamente, superando a prática centralizadora e antidemocrática atual. Assim, apresentamos algumas sugestões para o debate interno: - Transparência nos processos decisórios internos do partido; - Participação e indicação de militantes e dirigentes do partido para ocupar órgãos federais e estaduais em Alagoas devem ser objetos de debate interno; - Respeito às lideranças do partido que participaram do projeto eleitoral em 2022.

 

Maceió, 27 de dezembro de 2022.

Ronaldo Medeiros 

Judson Cabral 

Welton Roberto 

Basile Christopoulos

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..