Com o pagamento da última parcela do décimo terceiro salário até esta terça-feira (20), trabalhadores se preparam para receber uma renda extra e organizar as finanças. Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio Alagoas estima que, entre servidores públicos e colaboradores da iniciativa privada, o décimo terceiro salário deve injetar mais de R$ 1,36 bilhões na economia alagoana. 

O economista Jarpa Aramis explica que esse é o momento em que as famílias devem planejar e conhecer melhor os gastos que possuem: “Como é que eu planejo os meus gastos? Primeiro eu preciso ter conhecimento sobre eles. Então é preciso conhecer quais são os meus gastos rotineiros. Eu gasto com o quê no quesito alimentação, transporte, lazer, seguro, aluguel? Quais são as categorias que vão precisar do meu dinheiro?”.

Ele destaca que é necessário, também, realizar uma projeção financeira para os meses seguintes, com os tradicionais gastos de início de ano – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.

“Outro elemento fundamental é trazer, do mais novo ao mais idoso que faz parte da família, para sentar na mesa e discutir: nossa despesa mensal é essa. E qual é a nossa receita mensal? Como é que cada um pode contribuir, como é que cada um deve contribuir? Pagar internet, pagar energia, pagar água, como é que será essa divisão”, exemplificou o economista.

 

Dívidas e feirões de negociamento

Jarpa reforça que, para quem está endividado, o primeiro passo é reconhecer que deve: “Se você está devendo, se não tem negociação ou espaço para você poder negociar, um feirão, como a gente tem visto no mercado, o importante é reconhecer que você está, de fato, devendo”.

“Se você tem várias dívidas, o ideal é que você tenha uma única parcela. Se tiver possibilidade de pegar um outro recurso para poder pagar todo mundo, você vai ter um único dia para honrar com aquela parcela. Então eu não fico com várias parcelas quebradas ao longo do mês, o que termina gerando um descontrole. Então, se você consegue reunir tudo em uma única parcela, é o ideal”, citou. 

O economista diz que os feirões de negociamento, comuns no mês de dezembro, são oportunidades ótimas para quem está endividado. “O mercado, tradicionalmente, em um período do ano, para poder dar fôlego para as compras de dezembro, ele vem e se antecipa para você ficar folgado e, mais uma vez, ter capacidade de pagamento para o mês subsequente”, avaliou.

“Um outro ponto é avaliar as opções que você tem, seja familiar, instituição financeira, amigo do trabalho. Quem é que, de fato, pode te dar uma mão de socorro agora”, afirmou Jarpa.