16 partidos devem apresentarem 20 candidatos cada sendo seis mulheres
As eleições 2024 em Arapiraca quando serão eleitos 19 vereadores e o prefeito será uma das mais concorridas das últimas décadas. Na eleição 2020 o número de candidatos a vereador foi da ordem de 320, em 2024 esse número deve ser aumentado.
Deputados reeleitos a exemplo de Ricardo Nezinho (MDB) e Breno Albuquerque (MDB) além de Tarcizo Freire (PP) devem manterem seus espaços no Legislativo. O ex-deputado Dudu Albuquerque e o deputado estadual Breno Albuquerque devem apresentar o irmão de Breno Netinho Albuquerque para a disputa.
Analistas políticos avaliam que sete entre oito atuais vereadores não renovarão seus mandatos em 2024. Os partidos mais concorridos serão o MDB, PL, PT e Republicanos.
Sem coligação é provável que os partidos façam uma seleção de candidatos com densidade eleitoral objetivando o quociente eleitoral para fazer mais de um vereador por partido no chamado “chapão”.
Em 2024 a Justiça Eleitoral deve ser mais rigorosa na questão da apresentação dos nomes de mulheres. Não devem entrar apenas para completar a cota exigida.
Será exigido rigorosa prestação de contas, quanto recebeu do fundo partidário, participar efetivamente da campanha além de densidade eleitoral. Isso também será valido para os pré-candidatos de cada partido.