Fundo Garantidor: Cunha fala em "grande escândalo" e Santoro responde que ele "não entende de matemática"

30/11/2022 16:28 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

O senador Rodrigo Cunha (União) criticou, nesta quarta-feira (30), a lei que criou o Fundo Garantidor do Alagoas Previdência (FGAP), cuja sanção foi publicada no sábado (26), pelo governador em exercício José Wanderley Neto.

A crítica de Cunha foi rebatida, via redes sociais, pelo secretário estadual da Fazenda, George Santoro.

O senador citou que, conforme informações de sindicatos, a exemplo do Sinteal e do Sindfisco, a lei "permitirá ao governo receber pelo menos R$ 450 milhões do Fundo Previdenciário" (dinheiro das posentadorias dos servidores públicos) para ajudar o Estado no pagamento do 13º salário do funcionalismo.

“Sem dinheiro para pagar o 13º salário do servidor público, sem planejamento e sem transparência, o governo de Alagoas protagoniza mais um grande escândalo e ameaça o futuro dos aposentados e dos estudantes alagoanos. É um grande escândalo o que o governo de Alagoas acabou de fazer.  sancionou uma lei que retira mais de R$ 400 milhões do fundo de aposentadoria dos funcionários públicos do estado. E para isso deu em garantia os prédios de centenas de escolas de Alagoas”, afirmou Cunha.

No Twitter, Santoro respondeu que o senador, que na campanha defendeu um programa que custaria 40% da receita, "agora critica, sem fundamento técnico, o Fundo Garantidor criado para evitar aumento da alíquota previdenciária. Para quem não entende de matemática fica impossível discutir ciências atuariais".

O secretário prosseguiu: "É preciso qualificar o debate sobre temas complexos. Estudar os assuntos, chamar especialistas e aprofundar o tema. Fazer crítica porque não gostou e nem sabe porque não ajuda a melhorar a vida das pessoas. Desde 2015 temos feito um trabalho sério e com reconhecimento internacional".

Santoro concluiu afirmando que a Previdência de Alagoas é referência nacional e o Fundo Previdenciário há mais de cinco anos figura entre os três melhores do país.  

Quem tem razão? 

Como sempre, o tempo dirá. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..