Após cinco dias de vasta programação cultural, o Vamos Subir a Serra chega a União dos Palmares nesta quinta-feira (17). Serão mais três dias de atividades na Serra da Barriga, berço de luta e resistência do povo negro brasileiro, tendo como símbolo do maior quilombo da América Latina, Zumbi dos Palmares. O evento na Zona da Mata alagoana ocorre até o dia 19, que antecede o 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.

O evento começou na Praça Multieventos, em Maceió no dia 11 de novembro e foi finalizado no dia 15. A coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, faz um balanço positivo de tudo o que ocorreu na capital alagoana e convida a população de União dos Palmares a comparecer ao evento a partir do dia 17.

“O balanço é muito positivo. Porque a gente ouve dos afroempreendedores de produtos diversos de que as vendas tiveram sucesso absoluto. Estamos muito contentes. Esse sucesso a gente agradece a população, que conheceu nosso trabalho e agora estamos já nos preparando para a Serra da Barriga. Literalmente vamos subir a serra, levando mais três dias de atividades. A gente espera que o público de União dos Palmares também compareça”, afirma a Valdice Gomes.

No dia 17, dentre as atividades programadas, está uma capacitação em educação antirracista para 240 professores da rede municipal de ensino de União dos Palmares. No dia 18, quem for à Serra da Barriga vai ter a oportunidade de ver o pôr do sol ao som de Nelson Rufino, cantor e compositor sambista baiano. Já no dia 19, mais de 80 mestres da capoeira se encontrarão na Serra da Barriga, com a presença do mestre Boca Rica, também da Bahia.

Ainda na Serra da Barriga, a atividade Malungos e Erês Abraçando Palmares terá uma ampla programação dedicada aos malungos (companheiros de luta), em que artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriquecerão as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Já os Erês, são uma referência às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.

O Vamos Subir a Serra já se consolidou como um dos maiores eventos voltados para a cultura negra de todo o país. Ele é realizado há seis anos pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Veja programação completa:

17/11

8h - MUSHAKÁ

08h30 - PALMARES IN LOCO

10h -  FORMAÇÃO - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

13h - MUSHAKÁ

13h30 - PALMARES IN LOCO

15h - FORMAÇÃO ANTIRRACISTA

17h - BANDA AFRO DE UNIÃO

19h - PROJEÇÃO MAPEADA

18/11

ERÊS

8h - MUSHAKÁ

9h - PALMARES IN LOCO ESPECIAL

10h - OFICINA DE MACULELÊ

11h - OFICINA DE DANÇA AFRO

MALUNGOS

14h30 - MUSHAKÁ

15h - PALMARES IN LOCO ESPECIAL

17h - NELSON RUFINO, PÔR DO SOL E SAMBA

19h - PROJEÇÃO MAPEADA

20h - FESTIVAL AQUALTUNE DE CINEMA NEGRO

19/11

MALUNGOS

9h - MUSHAKÁ

9h15 - PALMARES IN LOCO

10h - VIVÊNCIA - RECREAÇÃO INFANTIL NA CAPOEIRA

12h - OLUBAJÊ

14h - ENCONTRO DE SABERES E FAZERES

16h - RODA DOS SAMBAS

MALUNGOS - UNIÃO DOS PALMARES

18h - BERIMBALADA

19h - NAÇÃO PALMARES

20h - SHOW