Palmeira dos Índios fica sem nenhum representante na Casa de Tavares Bastos 

A cidade mais importante do interior do Estado e segundo colégio eleitoral – Arapiraca terá redução na bancada de deputados estaduais na Casa de Tavares Bastos a partir de 2023. 

Entre os três parlamentares da terra de Manoel André, apenas dois foram reeleitos, Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque ambos do (MDB) enquanto Tarcizo Freire (PP) não consegui votos suficientes para conquistar o seu terceiro mandato para a Casa de Tavares Bastos. 

Com um eleitorado de 150.627, o município teria ampla condição de eleger dois deputados federais, no entanto, elegeu apenas Daniel Barbosa (PP).O deputado federal Severino Pessoa (MDB) que teve uma atuação bastante positiva liberando recursos através de emendas para Arapiraca e demais municípios do Estado não consegui sua reeleição. 

Em décadas passadas Arapiraca chegou a ter uma representação de seis deputados estaduais todos com atuação positiva na Tribuna da Casa e na reivindicação de pleitos importantes que colocaram Arapiraca no rumo do desenvolvimento em vários aspectos.

Vale destacar a atuação dos antigos parlamentares, a exemplo de Ismael Pereira, João do Nascimento, Elionaldo Magalhães, Júnior Leão, Neusvaldo Leão Manoel Pereira Filho (Nezinho)  Daniel Houly, Marcelino Alexandre e o saudoso Rogério Teófilo que foi eleito Deputado Federal com uma atuação marcante no Congresso Nacional na luta pela interiorização do ensino superior em Arapiraca e demais municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. 

As candidaturas de Daniel Barbosa (PP) e Gilvan Barros (PP) teriam inviabilizado a reeleição de Severino Pessoa para a Câmara dos Deputados.

Outro parlamentar de Arapiraca que se destacou na Casa de Tavares Bastos foi Talvane Albuquerque que também, chegou a Câmara dos Deputados. 

Vale destacar também a atuação de duas mulheres arapiraquenses no Congresso Nacional, a saudosa Ceci Cunha e Célia Rocha, que após dois anos decidiu renunciar para ser prefeita de Arapiraca pela terceira vez.

Palmeira dos Índios sem representação na ALE em 2023  

O município de Palmeira dos Índios considerado o quarto do Estado em população e importância econômica ficará sem representação na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) a partir de janeiro de 2023. A única representante do município a deputada estadual Ângela Garrote não consegui sua reeleição.

A divisão do eleitorado teriam prejudicado a reeleição de Ângela, com a candidatura de Karla Cavalcante, esposa do prefeito Júlio Cezar, o resultado ambas foram derrotadas. 

Palmeira dos Índios em anos anteriores contou com deputados estaduais que se destacaram na Casa de Tavares Bastos a exemplo de Jota Duarte, Edval Gaia, Edval Gaia Filho. 

Em décadas passadas Palmeira contou com outros parlamentares a exemplo do médico Emilio Silva, Francisco Pimentel além dos saudos Humberto Mendes e Robson Mendes. 

O município já teve dois ex-vice governadores de Estado que assumiram o Governo, Juca Sampaio e seu pai Geraldo Sampaio de saudosa memória. 

Palmeira dos Índios contou com representação no Congresso Nacional, representada positivamente com o saudoso Helenildo Ribeiro em duas legislatura.

Os candidatos a deputados federais e deputados estaduais, denominados “paraquedistas” em todos os as eleições focam Arapiraca para conseguirem votos, prejudicando os candidatos da terra. 

Confira a relação dos “paraquedistas” com exceção de Tarcizo Freire, Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque, Fabiana Pessoa e Severino Pessoa. 

Candidatos a deputados federais mais votados em Arapiraca 

Daniel Barbosa (PROGRESSISTAS): 33672 votos (29,92%)

Severino Pessoa (MDB): 8836 votos (7,85%)

Alfredo Gaspar (UNIÃO BRASIL): 7207 votos (6,40%)

Gilvan Barros (PROGRESSISTAS): 5535 votos (4,92%)

Marx Beltrão (PROGRESSISTAS): 5310 votos (4,72%)

Gustavo Lima (PSD): 4788 votos (4,25%)

Arthur Lira (PROGRESSISTAS): 4320 votos (3,84%)

Paulão (PT): 4036 votos (3,59%)

Dr Jhc (PSB): 3776 votos (3,35%)

Delegado Fabio Costa (PROGRESSISTAS): 3719 votos (3,30%)

Os 10 deputados estaduais mais votados em Arapiraca 

Ricardo Nezinho (MDB): 25325 votos (22,23%)

Tarcizo Freire (PROGRESSISTAS): 11494 votos (10,09%)

Breno Albuquerque (MDB): 7002 votos (6,15%)

Fabiana Pessoa (Avante): 6498 votos (5,70%)

Cabo Bebeto (PL): 3766 votos (3,31%)

Valentim (Republicanos): 3454 votos (3,03%)

Gilvan Filho (MDB): 2971 votos (2,61%)

Andre Silva (Republicanos): 2801 votos (2,46%)

Remi Calheiros (MDB): 2742 votos (2,41%)

Marcelo Victor (MDB): 2610 votos (2,29%)