O Cidadania convocou os membros da Comissão Executiva do Diretório Nacional para uma reunião online, nesta terça-feira (4), às 12:00 horas.
O partido disputou as eleições deste ano formando uma Federação Partidária com o PSDB. As duas siglas apoiaram a senadora Simone Tebet (MDB) na disputa pela Presidência da República.
Ela obteve 4,16%, o que equivale a 4.915.306 votos, ficou na terceira colocação superando o pedetista Ciro Gomes.
O secretário-Geral do Cidadania, o alagoano Régis Cavalcante, vai participar da reunião convocada por Roberto Freire, presidente nacional da sigla.
Os líderes do partido vão fazer um balanço do resultado das eleições e podem tomar uma decisão sobre a disputa entre Lula e Bolsonaro e o segundo turno das eleições nos estados.
Roberto Freire defende que o partido declare apoio a Lula no 2º turno.
A disputa em Alagoas entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha também deverá fazer parte da pauta de discussões.
Leia abaixo nota publicada por Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania:
Nota oficial
Como presidente nacional do Cidadania, saúdo o processo democrático que culminou na ida de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro para o 2º turno das eleições presidenciais, que ocorreram de forma pacífica.
Contra a descrença de muitos, nossa candidata, Simone Tebet, cumpriu o papel de discutir o Brasil e as soluções para os problemas que afligem os brasileiros: fome, desemprego, inflação alta, estagnação econômica, entre outros.
Simone emerge como uma liderança nacional que terá voz ativa e participação nos processos decisórios que terão desenlace a partir desta terça-feira e se aprofundarão a partir de 31 de outubro de 2022. A Justiça Eleitoral e nossas instituições saem fortalecidas.
Informo ainda que encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12h00, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no 2º turno.
Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania