Competição será voto a voto com pequenas diferenças e haverá surpresas
A disputa pelas nove vagas na Câmara dos Deputados nas eleições deste domingo (02) de outubro é a mais acirrada e concorrida dos últimos 20 anos, segundo avaliação de analistas políticos. A grande maioria dos candidatos à reeleição e novos postulantes são bastante competitivos e haverá surpresas.
Das nove vagas de deputado federal em Alagoas que serão escolhidas no próximo dia 2 de outubro, pelos 2 milhões de eleitores alagoanos a expectativa é de renovação em torno de 50%. Da atual bancada de Alagoas no Congresso Nacional, apenas um parlamentar não será candidato à reeleição: Sérgio Toledo (PV).
De acordo com analistas políticos e pesquisas interna de consumo, apenas Arthur Lira (PP) tem reeleição considerada confortável e desponta para ser o candidato mais votado este ano em Alagoas.
Em Arapiraca, segundo colégio eleitoral do Estado com um eleitorado de 146.879 eleitores, três candidatos são mais competitivos, o deputado Severino Pessoa (MDB) que disputa a reeleição,
Daniel Barbosa (PP) que estreia no cenário político é filho do prefeito Luciano Barbosa (MDB) e Gilvan Barros que conta com forte apoio da ex-vereadora e ex-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal Gilvânia Barros e do ex-vereador e advogado Ted Pereira.
Na eleição de 2020 o deputado Severino Pessoa foi o mais votado em Arapiraca, mesmo com os candidatos “paraquedistas” conseguindo levar de Arapiraca mais de 20 mil votos.
Nas eleições deste ano, é grande o volume de candidatos a deputado federal que vão se beneficiar com os votos dos eleitores arapiraquenses. Os candidatos de fora devem conseguir mais de 60 mil votos do eleitorado de Arapiraca, segundo previsão de analistas políticos.
Os forasteiros trabalham através de cabos eleitorais e apoiadores em Arapiraca. Os candidatos à Câmara dos Deputados Alfredo Gaspar (UB) Gustavo Lima, Marx Beltrão, João Catunda (PP) Arthur Lira (PP) Paulão (PT) Gilvan Barros (PP)
Além dos “forasteiros” disputam voto a voto os candidatos a deputados federais de Arapiraca, a exemplo do comunicador Alves Correia (PV) que tem experiência política foi vereador por Arapiraca e deputado Estadual e tem serviços prestados a terra de Manoel André.
Outro nome na disputa para a Câmara dos Deputado é de Valquíria Valentim (Repúblicanos) que disputa o mandato pela primeira vez, em 2020 foi candidata a deputada estadual obtendo razoável votação ficando na primeira suplência.
A Câmara dos DEputadosA candidata faz dobrazinha com o esposo o ex-deputado Cícero Valentim. Ambos estão aliados com a reeleição do deputado estadual Antônio Albuquerque e do filho dele, candidata a reeleição para a Câmara dos Deputados, Nivaldo Albuquerque
Outro nome ´na disputa em Arapiraca é Lindomar Ferreira (Avante) que já disputou eleição para vereador e prefeito em 2020, não consegui êxito nos dois pleitos. Os outros nomes na disputa para federal em Arapiracasão de Amadeu Moveis e Chico da Capial.
Deputado Tarcizo Freire apoia candidato “paraquedista”
Um fato inusitado nas eleições deste ano, foi a decisão do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) após a desistência da candidatura do seu filho a deputado federal Michel Freire (UB) decidiu apoiar a candidatura de Dr. FHC a deputado federal que é irmão do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC).
Os candidatos a deputado federal que mostraram força e competividade com volume de campanha nos últimos dois meses, foram Severino Pessoa, Daniel Barbosa e Gilvan Barros. Entre os forasteiros, mostraram volume de campanha Alfredo Gaspar e Paulão que conta com o apoio em Arapiraca do candidato a deputado estadual o radialistaAilton Avlis.