Faltando apenas 16 dias para a eleição 2022 os candidatos ao Governo de Alagoas, Senado, deputados federais e estaduais estão intensificando o volume de campanha com grandes carreatas, caminhadas e visitas a empresas privadas de Arapiraca. O objetivo é conquistar os votos dos 146.829 eleitores do segundo colégio eleitoral do Estado.
Além dos candidatos naturais do município, postulantes de outras cidades os chamados “paraquedistas” focam a terra de Manoel André no objetivo do êxito nos seus projetos políticos. A eleição deste ano é uma das mais competitivas das últimas décadas principalmente, na eleição e reeleição dos candidatos as nove vagas para Câmara dos Deputados e das 27 vagas para a Casa de Tavares Bastos.
Três deputados estaduais tentam a reeleição em Arapiraca Tarcizo Freire (PP) Breno Albuquerque (MDB) e Ricardo Nezinho (MDB) Para a Câmara dos deputados, Arapiraca e região Agreste contam com três nomes em potencial, o deputado federal Severino Pessoa (MDB) e Daniel Barbosa (PP) filho do prefeito Luciano Barbosa (MDB) e Gilvan Barros (PP)
De acordo com as pesquisas de avaliação interna, os postulantes estão bem avaliados, principalmente Severino Pessoa que tenta a reeleição. Pessoa que está em uma dobradinha com a esposa a ex-prefeita Fabiana Pessoa (Avante) que disputa uma das vagas para a Assembleia Legislativa Estadual. (ALE), contam com a força da família e do grupo Andrade
O Grupo Andrade, que se estende às empresas Meta e Mafrios. Essas empresas, empregam diretamente cerca de dois mil funcionários e também atua nos estados de Sergipe e Pernambuco, sendo a maior rede distribuidora do Estado com matriz em Arapiraca.
Já Daniel Barbosa que também intensificou a campanha eleitoral nesta reta final conta com o apoio de 15 dos 19 vereadores arapiraquenses e defende, se eleito intensificar a implantação de escolas de Tempo Integral. um projeto do pai o prefeito Luciano Barbosa, que foi exitoso na formação das crianças do ensino do segundo grau. O projeto exitoso é modelo para outros estados e municípios de Alagoas.
Disputa para a Casa de Tavares Bastos
Os três deputados estaduais da bancada de Arapiraca deram um choque mais dinâmico de suas campanhas nesta reta final com destaque para Tarcizo Freire que está na luta para conquistar o terceiro mandato. Freire teme os fortes concorrentes questão na luta para conquistarem e ampliarem os seus espaços políticos em Arapiraca.
Freire, nessa campanha sofre desfalques que perdeu ultimamente, a exemplo do vereador Ginaldo Muniz Bicudo (Republicanos) que está com Severino Pessoa, advogado Carlos Henrique Lúcio, outros que emigrou para o grupo do deputado federal Severino Pessoa além do suplente de vereador e líder da categoria dos marchantes Marlos Marchante.
Tarcizo mantém seu estilo de campanha repetitivo, em cima de um mini trio elétrico, anunciando seus projetos e a atuação social do complexo de equoterapia que leva o seu nome e se constitui do seu maior instrumento para angariar votos. Em todas as eleições. Nesse estilo de campanha, Freire usa sua estratégica, apenas fala com o povo nas ruas sem a condição do povo se dirigir a ele para os naturais pedidos.
A instituição realmente presta uma excelente ação social em dois importantes bairros de Arapiraca além da sede, no bairro Nova Esperança os anexos nos bairros Alto do Cruzeiro e Primavera. A instituição recebe recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal,
Além desses recursos, a instituição que tem o deputado Tarcizo Freire como idealizador este ano, recebem recursos através de mendas dos senadores Rodrigo Cunha e Fernando Collor, além de recursos através de emendas impositivas do próprio Tarcizo Freire atraves da ALE,
Custos de campanha inflacionaram nessa eleição
Nessa eleição 2022, os custos de campanha inflacionaram o candidato de reduto eleitoral que terá que disponibilizar de 3 a R$ 5 milhões, no período que de 15 a 25 de setembro. Isso para uma campanha de deputado estadual, nos dez dias que antecedem o pleito de 02 de outubro. De acordo com um experiente analista político os comitês vão operar suas movimentações financeiras com mais intensidade.
Este ano as “doações oficiais” sofreram redução Quem tem grana no cofre vai se dar bem. No momento de decidir a sobrevivência política entra em operação o vale-tudo para se conseguir os objetivos e, sobretudo o poder na política.