O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) indeferiu o registro da candidatura de Dudu Hollanda (PV) a deputado estadual. A decisão ocorreu por maioria de votos e o candidato ainda pode recorrer da decisão.
O pedido de impugnação foi apresentado pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). No documento, o órgão alega que Holanda não estaria em pleno exercício de seus direitos políticos, por estar cumprindo pena em regime aberto até o dia 1º de dezembro, por sua condenação criminal transitada em julgado.
"Como os efeitos da suspensão dos direitos políticos só cessam com o cumprimento ou extinção da pena aplicada, não vejo como o candidato possa estar apto a receber votos num certame que se dará justamente em período no qual sua pena ainda estará em curso, ou seja, quando seus direitos políticos ainda se encontram suspensos”, diz trecho do documento.
Dudu Hollanda foi condenado pelo TJ/AL, em 2016, por agressão contra Paulo Corintho, quando ambos eram vereadores em 2009. Na ocasião, Hollanda arrancou um pedaço da orelha do colega de Casa, com uma mordida, durante uma festa de confraternização.