As ruas centrais de Arapiraca estão com um novo cenário, com as bandeiras com o número dos candidatos que disputam cargos eletivos nas eleições 2022. A campanha eleitoral proporciona a atividade temporária de trabalho para grande parte dos jovens desempregados faturarem. 

Eles ganham um salário mínimo, com pagamento feito quisenalmente, em uma jornada de oito horas de trabalho diário. Os candidatos ainda tem a obrigatoriedade de enviar a Justiça Eleitoral relação com o nome e número das pessoas contratadas para o trabalho temporário.  O volume de pessoas envolvidas é de acordo com o poder financeiro de cada candidato. 

Os candidatos com maior oxigênio financeiro chegam a contratar 300 pessoas para a atividade temporária. O objetivo dos candidatos, alguns sem chances de vitória já “calejados” de participarem de eleições anteriores, enquanto a maioria tenta a reeleição para a Casa de Tavares Bastos e a Câmara dos Deputados para conquistarem os votos dos 150.627 eleitores do segundo colégio eleitoral do Estado. 

 Desde o dia 16 de agosto, com o início oficial da campanha eleitoral o município apresenta 27 candidatos, sendo 20 para deputado estadual e sete na disputa ao cargo de deputado federal.

Com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que o Republicanos é o partido político que lidera o maior número de candidatos, com cinco nomes na disputa à Assembleia Legislativa Estadual (ALE), e um para a Câmara dos Deputados.

Para o cargo de deputado estadual, o diretório do Republicanos, em Arapiraca, apresenta os nomes do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim; do agente da Policia Civil, Abelardo Silva; Emanuel Cristóvão, Magal Legal e Cida Ferro.

Na disputa para à Câmara dos Deputados, a legenda tem na disputa uma mulher: Valquíria Valentim, esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim, que estão aliados ao deputado estadual Antônio Albuquerque e ao deputado federal Nivaldo Albuquerque que disputam a reeleição. 

 O MDB apresenta dois candidatos no pleito para a Assembleia Legislativa Estadual (Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque que disputam a reeleição. O PSD conta com dois nomes: Jorge da Farmácia e o ex-vereador João dos Santos, e o Avante com Anny Turismo, Lindomar Ferreira e a ex-prefeita e ex-secretária de Estado e Desenvolvimento Social Fabiana Pessoa.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o radialista Aílton Avlis busca uma das 27 vagas na ALE pela segunda vez. Representando o Partido Progressista (PP), o deputado Tarcizo Freire tenta a terceira reeleição para a Casa de Tavares Bastos. A comunicadora e líder cristã Rejane Conexão está na disputa pelo Partido Verde (PV).

Câmara dos Deputados 

Na concorrida disputa para as nove vagas de Alagoas à Câmara Federal, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas apresenta sete nomes.

Daniel Barbosa (PP), filho do prefeito Luciano Barbosa, Severino Pessoa (MDB) que busca a reeleição para a Câmara dos Deputados, Chico da Capial (PTB), Radialista Alves Correia (PV), Valquíria Valentim (Republicanos), líder comunitária do bairro Manoel Teles, Edneusa Gadi (PROS) e Amadeu Móveis pelo Solidariedade. 

De acordo com as normas do TSE, a campanha eleitoral segue até o próximo dia 1° de outubro, com a realização de caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22 horas.

O primeiro turno será realizado no dia 02 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

 De acordo com o cronograma elaborado pelo TSE, o segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro na disputa presidencial e aos governos estaduais.