O setor apresenta crescimento de 20% ao ano desde 1998, segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Se você gosta de atividades que envolvam bastante adrenalina, saiba que não está sozinho! O turismo de aventura tem crescido muito nos últimos anos e o Brasil tem garantido números bem positivos nesse quesito. Na verdade, o mundo inteiro tem apresentado uma melhora crescente.
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo de aventura tem crescido 20% ao ano desde 1998. E tudo indica que os destinos brasileiros também têm influenciado essa expansão.
Um levantamento da US News & World Report mostrou que o Brasil é o país número 1 do mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração 6 atributos: amigável, divertido, bom para turismo, clima agradável, cênico e sexy.
O país fica na frente de locais como: Itália, Espanha, Grécia, Tailândia, México, Nova Zelândia, Austrália e Portugal.
Responsáveis pelo crescimento do turismo de aventura no Brasil
Muitas pessoas podem se perguntar por que o Brasil é tão procurado quando o assunto é turismo de aventura. Mas a verdade é que não existe um único fator que impulsiona esse crescimento, vários elementos acabam contribuindo. Conheça alguns deles a seguir!
Destinos incríveis
Não dá para negar que o Brasil possui vários destinos incríveis e com muita natureza ao redor. Isso atrai não só os brasileiros, mas também outras pessoas do mundo inteiro.
E apesar de a Floresta Amazônica atrair vários olhares, ela não é o único paraíso natural presente no país.
Locais como Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Chapada Diamantina (BA), Jalapão (TO), Pantanal (MS) e Parque Nacional da Tijuca (RJ) também são atrativos à parte e costumam deixar visitantes de todo o mundo maravilhados.
Muitas Unidades de Conservação
Somando todas as regiões do Brasil, há milhares de Unidades de Conservação. Elas são áreas naturais que têm características especiais e, por isso, são passíveis de proteção.
No geral, as UCs costumam ser locais excelentes para a prática de turismo de aventura. Nem todos os brasileiros costumam visitá-las, mas elas são realmente importantes.
De acordo com um relatório publicado pela Fundação Grupo Boticário, o turismo em áreas protegidas aumentou 300% em 13 anos. Além disso, 15 milhões de pessoas visitaram as UCs somente em 2019.
E vale destacar que 10 Unidades de Conservação receberam 75% das visitas. Sendo as 3 principais: Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (RJ).
Clima agradável para as atividades
Graças ao clima tropical do Brasil, as temperaturas são agradáveis para praticar as atividades de aventura na maior parte do ano. Portanto, é possível se divertir em atrações aquáticas e na terra nos destinos de Norte ao Sul do país sem grandes problemas.
É claro que o tempo é frio e chuvoso no inverno na maioria das regiões, mas os outros meses não são impactados.
Dentre as principais atividades oferecidas em destinos brasileiros estão: trilha, rapel, mergulho, cachoeirismo, escalada, arvorismo, rafting, tirolesa, etc.
Busca por um estilo de vida mais saudável
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostrou que 40,3% dos adultos brasileiros são considerados sedentários no Brasil. Porém, essa realidade pode estar mudando.
Foi o que apontou uma pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou. Segundo os dados divulgados, 71% dos entrevistados afirmaram que uma das expectativas para 2022 era “exercitar o corpo e a mente em busca de qualidade de vida”.
E como as atividades de aventura trabalham aspectos corporais e mentais e ainda proporcionam uma proximidade intensa com a natureza, esse também é um motivo plausível para a alta procura da modalidade.
Fuga da rotina
Muitas pessoas que moram nas grandes cidades e trabalham sempre em ritmo acelerado optam por sair da rotina nas férias ou nos finais de semana. E como as atividades de aventura são totalmente diferentes, acabam se tornando uma excelente alternativa.
Além disso, essa modalidade de turismo também permite um contato maior com a natureza. O que muitas vezes não é possível em cidades urbanas, principalmente nas metrópoles.
Um destino diferente, um roteiro interessante e experiências inesquecíveis são alguns elementos essenciais para sair da rotina do dia a dia. E tudo isso o turismo de aventura pode oferecer!