Presidente da AMA diz que municípios estão apoiando IBGE

08/08/2022 15:43 - Interior
Por Assessoria
Image

Após mais de uma década, o IBGE já começou o censo 2022 que vai rever as defasagens populacionais existentes e que têm sido um grande problema para vários prefeitos. A contagem é indispensável para que os municípios possam se planejar e trabalhar dentro de uma realidade financeira real.

Nesta segunda feira (08), o superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório e os técnicos Carlos Noia e Neilson Freitas participaram da reunião da AMA para apresentar o planejamento do projeto que, nos 102 municípios, quer saber onde estão todos os 3,3 milhões de habitantes. Serão visitados mais de 1 milhão de residências onde os recenseadores apresentarão dois tipos de questionário, um básico com 26 quesitos e um ampliado com 77 perguntas.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, diz que os prefeitos já estão recebendo e apoiando as equipes porque entendem a importância desse trabalho. “É uma parceria importante e, a população precisa receber bem as equipes e prestar todas as informações”.

Este ano, após a coleta, os gestores terão uma nova ferramenta para acompanhamento: o dashboard do censo 2022, que nada mais é um painel visual com todas as informações, métricas e indicadores apurados.

O superintendente Alcides Tenório ressalta as vantagens do censo para os municípios como a real distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) cujos coeficientes são baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81 e ainda a aplicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE – SUDENE) que usa dados censo IBGE de população, escolaridade e renda, bem como a  Polícia Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Saúde para distribuição de doses das vacinas por faixa etária.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..