Localização do imóvel: 6 perguntas para decidir a do seu apartamento

08/08/2022 11:50 - Negócios Imobiliários
Por redação
Image

A localização é, sem dúvidas, um dos pontos que mais chamam a atenção de quem procura imóvel, seja para morar ou investir. Tanto que ela é o 3º fator mais importante para possíveis compradores em São Paulo. Esse dado é do Instituto QualiBest, uma das principais empresas que atua com pesquisa de mercado online no país.

Entretanto, há quem prefira bairros que possuam bons imóveis, mas deixam a desejar na localização para conseguir um preço menor, mas será que fazer isso vale a pena? A resposta é: depende. Alguns fatores precisam ser levados em conta antes de fechar a compra de um imóvel, como sua finalidade, potencial de valorização e alguns outros.

Por isso, listamos algumas perguntas que precisam ser levadas em conta na hora de comprar o imóvel e, além disso, por que a localização é o principal norte nessa empreitada. Confira!

Vou morar no imóvel?

Se você pretende morar no imóvel, a localização irá variar conforme suas necessidades e as de sua família. Caso você trabalhe no mesmo bairro ou próximo à localização da propriedade desejada, você deve analisar, principalmente, o quanto morar ali pode trazer de benéfico para sua qualidade de vida. 

Quais são os benefícios da localização do imóvel?

Além de suas necessidades, você deve se atentar àquilo que o bairro oferece. Isso engloba, além da localização, o entorno, comodidades, acessos, trânsito, barulho, vizinhança e muitos outros fatores.Elenque tudo aquilo que é importante para você e ponha as prioridades como decisivas na escolha do imóvel.

A localização do imóvel é estratégica?

Outro fator que precisa ser considerado antes de investir em um imóvel é a mobilidade. Com uma localização estratégica, é possível se locomover de forma mais fácil pela cidade e em menos tempo.

Para facilitar essa percepção, você pode calcular o tempo que leva para chegar entre os locais que você precisa estar diariamente, como trabalho ou escola dos filhos. 

A localização do imóvel irá valorizar nos próximos anos?

Uma boa estratégia para decidir a localização do imóvel é pesquisar sobre a ascensão do bairro nos últimos tempos e as perspectivas de crescimento, como a chegada de vias de acesso ou construção de prédios como shoppings, escolas, supermercados e demais conveniências. Tudo isso faz com que o imóvel valorize com o tempo e, dessa forma, você faz um investimento a longo prazo.

O bairro em que o imóvel fica é seguro?

De nada adianta estar em um local cercado de conveniências se ele não for seguro. Por isso, é preciso saber se o condomínio e o entorno oferecem opções de segurança suficientes para tornar a moradia vantajosa. Afinal, ninguém quer viver com medo até mesmo dentro de casa, não é mesmo?

A localização do imóvel no prédio é boa?

Por fim, além da localização do edifício, o local em que seu apartamento fica no prédio também é importante. Afinal, quanto mais alto o andar menos você ouvirá barulhos, ganha uma bela vista e, além disso, boa ventilação e iluminação natural. Tudo isso, além de ser bom para o morador, também valoriza o imóvel.

Entendeu o que você precisa questionar para escolher a melhor localização? Ficou alguma dúvida? Manda pra gente que podemos tirar todas as suas dúvidas! 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..