Eleições 2022: primeira pesquisa realizada pela Fundepes será divulgada com exclusividade pelo CadaMinuto

06/08/2022 08:00 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

A Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou a primeira pesquisa eleitoral de sua história, nesse mês de agosto. O levantamento, registrado no TSE com o número AL-03852/2022, será divulgado com exclusividade aqui, no CadaMinuto, na próxima segunda-feira (8).

Entre os dias 1° e 5 de agosto, a pesquisa ouviu as intenções de votos de 1.311 eleitores, de todo o estado, para governador e senador, nas regiões de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, São Luis do Quitunde, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

O intervalo de confiança estimado é de 97%, com margem de erro - para mais ou para menos, de 3%.

Em entrevista ao blog, o presidente da Fundepes, advogado Ricardo Wanderley, explicou que a iniciativa do ingresso da Fundação na dinâmica de discussões que antecedem as eleições gerais de 2022, com a realização de sua primeira pesquisa eleitoral, “não tem outro objetivo que não o de oferecer um referencial seguro, imparcial e tecnicamente robusto ao eleitor como mais uma ferramenta para a melhor escolha de seu candidato e livre exercício do voto.".

"De fato há um ineditismo na realização da pesquisa; todavia, a Fundação não poderia deixar de oferecer seus préstimos nesse campo, a exemplo do que vem fazendo em diversos outros segmentos, servindo como uma ponte entre a comunidade acadêmica e o cidadão.", prosseguiu Ricardo Wanderley, afirmando acreditar que a Fundepes se posicionará como ator confiável no debate político local. 

O presidente informou ainda que a pesquisa divulgada na próxima segunda-feira é a primeira de uma série de cinco outras pesquisas que a Fundepes irá produzir até o primeiro turno das eleições deste ano, sempre focadas nos cargos majoritários.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..