Baianas Praieiras: legado da Mestra Maria Padeiro será continuado pela família

05/08/2022 15:11 - Interior
Por Assessoria
Image

É possível ser imortal? A resposta é simples e objetiva: sim, sim pela obra, sim pela arte, sim pela cultura. No dia 11 de julho, Coruripe perdeu aos 76 anos dona  Maria José dos Santos, a ilustre Mestra Maria Padeiro, um dos seus ícones culturais mais importantes do município e, desde 2006, oficializada como Patrimônio Vivo de Alagoas.

Moradora do povoado Barreiras, dona Maria fundou e liderou, desde a década de 60, o grupo Baianas Praieiras. O folguedo é formado por dançadoras que, com vestes convencionais de baianas, dançam e fazem evoluções ao som de instrumentos de percussão. O grupo é constituído por 12 integrantes, sendo 10 dançadoras e dois tocadores, sem restrição de idade.

Dona Maria começou a dançar baianas aos 20 anos, além de outros ritmos como pastoril e caboclinha. O estímulo para engajar-se às manifestações folclóricas veio de berço, com o pai Dionísio Faustino dos Santos, que dançava coco de roda e era contador de histórias em versos.

A tradição recebida pelo pai foi incorporada por dona Maria e transmitida para seus filhos e netos, que herdaram a gene do folclore e seguem os mesmos passos para manter a chama da cultura acesa no seio familiar e, consequentemente, em Coruripe.

Sua filha Betânia dos Santos, de 57 anos, ajudava na coordenação do grupo e com o falecimento da mãe, passou a assumir de vez a liderança do Baianas Praieiras e a importante posição de Mestre das Baianas. Além das Baianas, Betânia comanda ainda a quadrilha junina Os Pestinhas, que existe há 27 anos, além de ter formado o grupo de xaxado Asa Branca, criado em 2006.

“Minha mãe deixou um legado que não irá morrer com ela. Vamos continuar com o Baianas Praieiras e tenho certeza que ela estará nos acompanhando, de onde estiver. Sua energia, alegria e amor por esse grupo e a cultura de Coruripe continuarão vivos em cada um de nós. Faço questão de manter o seu legado e a cultura do meu município viva. É a nossa família dando continuidade e renovando as tradições. E isso, para mim, é motivo de muito orgulho”, afirmou Betânia.

De geração para geração, Juliana dos Anjos segue os mesmos passos do seu bisavô Dionísio, da sua avó Maria e da sua mãe Betânia. Professora de educação física da rede municipal de ensino, Juliana começou a desenvolver um projeto de dança com as crianças e montou o grupo Baianas Mirins, que conta com 12 integrantes e já se apresentou nas escolas, praças e demais eventos do município.

“Sou a quarta geração da família imersa na cultura do município e que contribui para continuar uma história que começou com meu bisavô e, provavelmente, até antes com os seus pais, avós, bisavós e assim por diante. Tenho muito orgulho do que isso representa para a nossa família e o município de Coruripe. Minha avó, Maria Padeiro, amava Coruripe e o grupo Baianas Praieiras, que vai continuar e ainda contribuindo para formar novas gerações interessadas pelo folguedo, por meio do Baianas Mirins”, concluiu.

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..