O Partido Liberal (PL) confirmou, neste domingo (24/7), a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro. O partido realiza sua convenção nacional para oficializar o nome do presidente. O general Walter Braga Netto será o vice, em uma chapa pura do PL. A confirmação dos nomes foi feita por votação virtual na plataforma do partido minutos antes da entrada de Bolsonaro

 

O evento é realizado na arena do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo, e tem elementos para ajudar o presidente a tentar reverter a alta rejeição no eleitorado feminino. O ginásio está decorado com as cores verde e amarela. Os milhares de apoiadores presentes também compareceram em peso com camisas nas cores da bandeira nacional.

 

Bolsonaro chegou no local acompanhado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, ao som do jingle “Capitão do Povo”, da dupla sertaneja Mateus e Cristiano. O evento foi iniciado com uma oração conduzida pelo deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), que é pastor evangélico. Em seguida, foi tocado o Hino Nacional. A primeira a discursar foi a primeira-dama.

 

A convenção conta com a presença de diversos políticos do Centrão, como o próprio presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Também estão presentes políticos de siglas que devem compor a coligação e auxiliares e ex-assessores presidenciais. Veja a lista:

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados

Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil

Anderson nogueira, ministro da Justiça

Fábio Faria, ministro das Comunicações

Cláudio Castro (PL), governador do Rio

Tereza Cristina (PP-MS), deputada federal e ex-ministra da Agricultura

Ricardo Barros (PP-PR), deputado federal e líder do governo na Câmara

Eduardo Gomes (MDB-TO), senador e líder do governo no Congresso

Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal

Bia Kicis (PL-DF), deputada federal

Daniel Silveira (PTB-RJ), deputado federal

Flávia Arruda (PL-DF), deputada federal

José Roberto Arruda (PL-DF), ex-governador do Distrito Federal

Romário (PL-RJ), senador

Wellington Fagundes (PL-MT), senador

Marcos Rogério (PL-RO), senador

Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde

Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro e pré-candidato a deputado federal

Gilson Machado (PSC-PE), ex-ministro do Turismo

Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca

O Rio de Janeiro é o berço político de Bolsonaro, que se elegeu vereador em 1988, após deixar o Exército. Ele foi eleito por sete mandatos deputado federal antes de chegar à Presidência da República.

Três filhos dos cinco filhos de Bolsonaro são políticos: Flávio (PL-RJ), senador; Carlos (Republicanos-RJ), vereador; e Eduardo (PL-SP), deputado federal.