Morar ou investir: qual é a melhor opção?

18/07/2022 08:49 - Negócios Imobiliários
Por redação
Image

Costuma-se dizer que a compra de um imóvel é um investimento, e essa afirmação não está incorreta. Mas, quando falamos sobre investir em imóveis, geralmente nos referimos a ter rentabilidade com eles. Ou seja, trata-se daquele imóvel que você não compra para morar, mas sim para alugar ou revender.

Considerando isso, surge o questionamento: o que é melhor, morar ou investir? Essa pode ser exatamente a pergunta que você está se fazendo no momento, e é para te ajudar a respondê-la que nós estamos aqui. Então, quer saber mais? Confira logo abaixo!

Morar ou investir: o que considerar?

Em geral, o que faz alguém decidir entre comprar um imóvel para morar ou investir são questões bem pessoais. Mas existem alguns questionamentos que podem ser levantados para ajudar a chegar a uma conclusão.

Você já tem uma moradia própria? De quanto você dispõe financeiramente para investir? Como seu dinheiro está investido atualmente e quanto ele tem rendido? Essas são algumas das perguntas que aconselhamos que você faça antes de tomar qualquer decisão. 

Além disso, é fundamental pesquisar e estudar as possibilidades de rentabilidade em todos os casos. Apenas depois de fazer isso você poderá ter mais segurança para tomar uma decisão acertada e, a partir daí, pensar sobre a escolha do imóvel em si. 

O que avaliar ao escolher comprar para morar? 

Embora existam fatores que precisam ser pensados independentemente do que você irá fazer com o imóvel adquirido, o seu objetivo com relação ao bem deve influenciar suas escolhas. 

Dito isso, no caso de optar pela compra para moradia, é importante fazer uma lista de prioridades. Além, claro, de considerar a sua rotina e a dos demais habitantes da casa. Qual é a localização mais conveniente? Quantos quartos serão necessários? Trata-se de uma avaliação mais pessoal. Mas, não por isso, deverá ser feita de qualquer maneira. Logo, ao ter essas prioridades bem firmadas ficará mais fácil acertar na escolha do imóvel. 

O que avaliar ao escolher investir? 

No investimento o objetivo é outro. Por esse motivo, muda-se também a lista de prioridades. No caso de comprar com a intenção de revender, por exemplo, pode ser preferível investir em algo que esteja precisando de reparos. 

Dessa forma, pode-se comprar por um preço menor e arrumar a propriedade para revender mais caro depois. Ou ainda, se permitir arriscar um pouco e investir em uma localização ainda em crescimento para colher os frutos a médio ou longo prazo. 

De qualquer forma, trata-se disso: pesquisar com os olhos de alguém que está querendo investir e não necessariamente morar no local. Por esse motivo também, se o objetivo for comprar para colocar para alugar, é fundamental ter em mente o público que se deseja atingir, fazendo escolhas que estejam de acordo com ele.

Então, gostou das nossas dicas? Deseja ler mais textos como este? Se sim, é só clicar aqui! No nosso blog você encontrará vários textos com diversas dicas para você! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos em primeira mão. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..