Como escolher um bairro para morar: o que considerar na decisão

11/07/2022 08:44 - Negócios Imobiliários
Por redação
Image

Na hora de escolher uma moradia, a localização é um dos fatores mais considerados. E esse fato não deve gerar nenhum estranhamento. Afinal, além de impactar algumas características importantes do imóvel, como a comodidade e o potencial de valorização, a localização também costuma influenciar no cotidiano dos moradores.

Sendo assim, escolher o lugar de moradia é uma decisão importante, que merece dedicação e atenção. Mas nem todos são especialistas em imóveis para saber como fazer isso da melhor forma, não é mesmo? Sabendo disso, decidimos ajudar. 

Com este post, vamos mostrar como escolher um bairro para morar, explicando o que você deve considerar nessa decisão. Então, se quiser saber sobre esse assunto, é só continuar conosco e conferir! 

1. Observe suas necessidades cotidianas

Um dos aspectos importantes para observar em uma localização é a comodidade que ela vai oferecer para você e sua família. E uma maneira de fazer isso é considerando sua rotina e a rotina das pessoas da sua casa. 

Por exemplo, se você e seus familiares sempre utilizam carro para se deslocar, podem se permitir morar mais distante de locais como trabalho, escola ou universidade. No entanto, só vocês poderão avaliar se essa distância será incômoda no cotidiano ou não. 

Sendo assim, o melhor conselho é considerar seu dia a dia e o que você deseja em uma moradia no que diz respeito à comodidade. Você prefere uma moradia que fique “perto de tudo” ou prefere se distanciar um pouco da área mais urbanizada da cidade para desfrutar de uma vida mais tranquila? Pondere sobre isso. 

2. Avalie a infraestrutura da região

Embora seja importante considerar questões pessoais para saber como escolher um bairro para morar, também é fundamental avaliar o bairro. Se ele possui uma boa iluminação pública, um bom serviço de saneamento, se é de fácil acesso, se os seus espaços públicos estão bem conservados, se é um lugar que oferece segurança para seus moradores, etc. Então, busque observar também esses pontos.  

3. Verifique o potencial de valorização

Quem decide comprar um imóvel, mesmo que seja para morar e não para investir, deve se atentar ao potencial de valorização que ele oferece, e isso está diretamente relacionado ao potencial de valorização da região na qual o imóvel se encontra. Ninguém deseja empregar dinheiro em algo que vai se desvalorizar com o tempo, certo? 

Então, para que isso não aconteça com você, informe-se sobre o bairro e seu potencial de valorização antes de decidir por ele. Analise também a região: ela é valorizada ou está em ascensão? Pesquise sobre como é a demanda de moradia no bairro e até mesmo a liquidez dos imóveis na área. Esse tipo de pesquisa certamente ajudará a ter mais segurança sobre a sua escolha. 

Considerando todas essas questões, acreditamos que você não terá problema em saber como escolher um bairro para morar. Sendo assim, esperamos que você reflita sobre as dicas dadas e tome a sua decisão com confiança e tranquilidade. Além disso, se quiser ler mais textos sobre imóveis e assuntos relacionados, é só continuar nos acompanhando por aqui. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..