Negócios Imobiliários
Negócios Imobiliários

Perfil de investidor: quem deve optar pelos imóveis?

Negócios Imobiliários |

Antes de começar a investir em imóveis, é importante analisar quais objetivos você deseja alcançar com seus investimentos e qual é o seu perfil de investidor. Essa análise se faz necessária para mostrar qual é o tipo de planejamento financeiro ideal para você e garantir o alcance de suas metas.

Pois, é ao analisar o seu perfil de investidor que você poderá ter mais noção de qual é a sua tolerância ao risco e, consequentemente, saber quais investimentos são mais indicados. Então, se você deseja saber mais sobre esse assunto e tirar algumas dúvidas, continue lendo este texto e confira. 

Quais são os perfis existentes?

Os investidores costumam se dividir em três categorias: conservadores, moderados e agressivos. As pessoas que fazem parte do perfil conservador, em geral, prezam sobretudo a segurança para aplicar valores. 

Ou seja, trata-se de um perfil que não se apresenta disposto a assumir grandes riscos em seus investimentos. Por isso, prefere esperar mais para ter rentabilidade, desde que isso garanta a proteção do seu capital. 

Diferentemente desse primeiro perfil, os investidores com perfil agressivo apresentam uma alta tolerância ao risco. Isso quer dizer que eles se dispõe a perder uma parte do capital investido, ou todo ele, para ter ganhos elevados nas suas operações. Geralmente, as pessoas que fazem parte dessa categoria já apresentam um bom conhecimento do mercado financeiro e investimentos no geral.

Por fim, os moderados são, como o nome já sugere, aqueles que, embora prezem a segurança, conseguem assumir alguns riscos. Sendo assim uma espécie de “caminho do meio” entre os dois perfis apresentados anteriormente. 

Como descobrir o seu perfil de investidor? 

Existem vários testes disponíveis na internet que permitem que você descubra qual é o seu perfil quando se trata de investimentos. Mas, para que você tenha uma ideia, normalmente as perguntas feitas giram em torno dos seus objetivos, do tempo que você pretende deixar o seu dinheiro investido e da sua experiência com investimentos.

Além disso, também costuma-se perguntar sobre a distribuição do seu patrimônio e possíveis riscos. As respostas para essas perguntas deverão determinar o seu perfil e lhe guiar com relação aos seus investimentos e planejamento financeiro.

Como funciona o investimento em imóveis?

O investimento em imóveis apresenta algumas vantagens. Por exemplo, ele oferece garantia patrimonial, mostrando-se mais seguro do que muitos outros modelos de investimentos. Além de que possibilita a obtenção de renda passiva e a valorização do bem com o passar do tempo. 

No mais, o investidor não precisa optar apenas por imóveis residenciais. Existem outros tipos de imóveis, como salas comerciais e terrenos, que também abrem um leque de possibilidades. Sendo assim, é possível dizer que independentemente do seu perfil, o investimento em imóveis pode se mostrar uma excelente opção para você. 

Então, o que você acha de pensar sobre essa possibilidade? Para mais informações sobre como investir em imóveis continue nos acompanhando por aqu!. Estaremos sempre trazendo boas dicas sobre o assunto. 

SOBRE O AUTOR

Tudo sobre mercado e negócios imobiliários.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados