Que etapas devo seguir para comprar um imóvel?

13/06/2022 11:23 - Negócios Imobiliários
Por redação
Image

Comprar um imóvel é um processo que envolve algumas etapas, que vão desde o planejamento até a efetivação da compra. E saber sobre elas é importante para que o comprador possa se preparar e realizar uma aquisição tranquila. 

Por isso, decidi trazer este assunto aqui. Para que você, que deseja adquirir uma propriedade, possa se organizar e fechar um bom negócio. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura. 

Planejamento

Para realizar uma compra de imóvel tranquila, é fundamental se planejar, principalmente se o imóvel for ser comprado por meio de financiamento. Afinal, trata-se de um compromisso financeiro que perdurará por alguns anos e, sendo assim, a organização é ainda mais importante. 

Mas a etapa do planejamento vai além da questão financeira, pois é também nela que você deve definir o perfil do imóvel a ser adquirido. Por isso, pense se será um imóvel novo, usado ou na planta. Pense também em qual deverá ser a localização, se será uma casa ou um apartamento, quantos quartos deve ter, entre outras características. 

Ou seja, há vários pontos a serem decididos e a recomendação é para que você busque, desde o início, adaptar seus desejos com relação à propriedade às suas condições financeiras. 

Para isso, o ideal é montar uma lista de prioridades, a fim de saber de quais características do imóvel você se dispõe a abrir mão, caso seja necessário, e de quais não. E além disso, claro, estipule o quanto você poderá gastar, lembrando de colocar os gastos com documentação, taxas e tributos na conta. 

Definição da forma de pagamento

Embora não deixe de fazer parte da etapa de planejamento, definir a forma de pagamento merece uma atenção especial, pois, não é incomum haver dúvidas acerca do assunto. Mas, vamos lá. 

Se você tem o capital necessário para realizar a compra à vista, essa certamente vai se mostrar a possibilidade com mais vantagens. Isso porque, além de poder quitar a compra de uma vez só e não ter que se preocupar com parcelas no futuro, essa forma de pagamento dá mais poder de negociação. 

No entanto, se esse não é o seu caso, existem também o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário como alternativas. Além disso, caso você opte pelo financiamento, ainda poderá escolher se ele será feito diretamente com a construtora, através da obtenção de crédito imobiliário ou de um programa habitacional. O importante é decidir pela opção mais vantajosa e segura para você. 

Pesquisa

Na busca pelo imóvel, o ideal é poder contar com o auxílio profissional de pessoas experientes na área. Este auxílio pode vir de uma empresa, como uma corretora, ou de agente imobiliário e deverá facilitar seu processo de busca. 

No mais, faça a pesquisa com calma. Visite o imóvel mais de uma vez em horários diferentes e se atenha ao perfil de propriedade que você deseja e pode pagar. Além disso, caso se trate de um imóvel na planta, pesquise pelo histórico da construtora. Já se for um imóvel antigo, fazer uma vistoria na estrutura do bem é importante. 

Fechamento do negócio

No momento de fechar negócio o principal cuidado que se deve ter é com a documentação. Portanto, antes de finalizar a compra verifique se toda a documentação do imóvel e do vendedor está em ordem, e leia atentamente o contrato. Não esqueça que um boa compra é, sobretudo, uma compra segura. Passadas essas etapas, é só desfrutar da aquisição. 

Como você acabou de ver, existem algumas etapas que você precisa percorrer antes de comprar um imóvel. Mas seguindo esse fluxo você tem tudo o que precisa para entrar a casa ou apartamento que tanto deseja!

Para mais informações sobre o mercado imobiliário, continue de olho aqui no blog!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..