Cidade alagoana apresenta em Natal/RN experiência do Programa Pet Amigo

28/05/2022 12:46 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Uma equipe da secretaria municipal de Saúde, coordenada pelo secretário, Jânio Barbosa e o veterinário, Paulo Vianês apresentou nesta sexta-feira (27), na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte a experiência exitosa do Programa “Pet Amigo”. O programa foi instituído pela atual gestão como uma política pública de saúde com o objeto de ofertar assistência veterinária à população de baixa renda, reduzir as zoonoses e controlar a população de rua de cães e gatos na cidade.

A equipe palmeirense participou do evento a convite da Câmara Municipal de Vereadores de Natal. O prefeito Júlio Cezar que estava em Brasília prestigiou o evento. A indicação do evento foi de iniciativa do vereador Robson Carvalho. A apresentação foi feita para um grupo seleto de donos de ONGs de proteção animal, empresários e médicos veterinários.l da cidade de Natal e até de Mossoró.

O evento aconteceu no Hotel Bello Mare, em Ponta Negra, e o prefeito Júlio Cezar foi bastante elogiado pela iniciativa. Todos queriam saber da experiência do município com o Programa Pet Amigo, o trabalho do Castramóvel, seus eixos, procedimentos, e os números positivos gerados pelo programa na cidade de Palmeira dos Índios.

“O Programa Pet Amigo assegurar serviços de saúde dedicados para cães e gatos. Hoje, pelo trabalho da nossa equipe técnica, o programa é reconhecido como referência nacional em castração animal. Vencemos o Prêmio Nacional Impactos Positivos 2021, que é promovido pelo Sebrae Nacional. O nosso Castramóvel é uma unidade móvel onde são realizadas castrações gratuitas, e todo atendimento necessário para à saúde da população animal de famílias de baixa renda do município”, disse o prefeito, que foi bastante aplaudido.

Desde a sua implantação, em 2020, o Castramóvel Pet Amigo já atendeu mais de quatro mil animais em todo o município, inclusive nas aldeias indígenas. Para o coordenador do Programa Pet Amigo Paulo Wianês, o evento é um reconhecimento do trabalho da gestão em prol da saúde animal. “Eventos como este, onde a gente compartilha a nossa experiência de sucesso, são muitos gratificantes. É o reconhecimento do nosso trabalho. Fazemos tudo por amor e pela saúde humana e animal. Os público de Natal ficou encantado com os nossos métodos, nossa dedicação e o nosso trabalho. Tudo isso graças a uma gestão que tem compromisso com a saúde anima”, ressaltou o veterinário.

Gestores de outros estados e municípios alagoanos já visitaram o Castramóvel, a fim  de entender como funciona o projeto e o que é necessário para implantá-lo em suas cidades. Mas, esta é a primeira vez que o modelo do projeto é apresentado, como referência, pela equipe da Prefeitura de Palmeira dos Índios em outro Estado brasileiro

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..