Eleições: pesquisa realizada em Maceió mostra intenções de votos para Governo, Senado, Presidência, Câmara e ALE

25/05/2022 15:45 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Uma pesquisa eleitoral do Instituto Falpe, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL - 08391/2022, ouviu 1.200 pessoas - apenas na capital - acerca das intenções de votos para presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa no pleito deste ano.

Realizado em 43 localidades de Maceió, entre os dias 20 e 22 de maio, o levantamento estimulado tem margem de erro de 2,83% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Governo

Em relação à pergunta estimulada “Dos nomes citados, em quem você votaria para governador?”, o senador Rodrigo Cunha (UB) obteve 26,5% das intenções de votos, empatado tecnicamente com o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD), com 25,5%. 

O governador-tampão Paulo Dantas (MDB) obteve 8,5%. Responderam que não votariam em nenhum dos três citados, 15,5% dos entrevistados e 24% não opinaram. 

Ao questionamento “Desses nomes citados, em quem você não votaria para governador?”, Paulo Dantas obteve 16,5%; seguido de Rui Palmeira (11%) e Rodrigo Cunha (8%). Nenhum (15,5%) e não opinaram (49%).

Senado

Perguntados “Desses nomes citados, em quem você votaria para senador?”, 25,5% dos maceioenses ouvidos responderam que votariam no deputado estadual Davi Davino Filho e 22,5% escolheram o ex-governador Renan Filho (MDB). O senador Fernando Collor sugre com 17%, Mário Agra (2%); nenhum (13,5%) e não opinaram (19,5%).

Já quando questionados em qual desses nomes citados não votaria, 16% disseram Fernando Collor; 10,5% Renan Filho; 7% Mário Agra; e 6,5% Davi Davino Filho. Nenhum e não opinaram aparecem com 13,5% e 46,5%, respectivamente. 

Presidência

Para a presidência da República, entre os nomes citados na pergunta, o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro aparecem empatados, com 34,5% das intenções de votos cada. Ciro Gomes tem 3,5%; João Doria (1%); nenhum (14,5%) e não opinaram (12%).

Na avaliação do índice de rejeição, “Desses novmes citados, em quem você não votaria para presidente?”, 24,5% apontaram Jair Bolsonaro  e 23% citaram Lula. Os demais foram João Doria (5%); Ciro Gomes (4%); nenhum (14,5%) e não opinaram (29%). 

Câmara e Assembleia

A pesquisa também ouviu os eleitores da capital sobre suas intenções de votos para deputado federal e para deputado estadual, em duas perguntas espontâneas. 

À pergunta “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para deputado federal?”, 90% dos entrevistados não opinaram. Os primeiros que pontuaram foram: Alfredo Gaspar (2,5%); Arthur Lira (1,5%); Fábio Costa (1,5%); João Caldas (1%); Marx Beltrão (0,75%); João Catunda (0,5%); Paulão (0,25%) e Regis Cavalcante (0,25%).

Questionados “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para deputado estadual?”, 88% não opinaram, ficando assim os primeiros colocados: Rose Davino e Francisco Sales (ambos com 2% cada); Flávia Cavalcante, Cabo Bebeto e Lelo Maia (com 0,75% cada); Cibele Moura, Alexandre Ayres e Dudu Ronalsa (0,5% cada); André Monteiro, Léo Loureiro, Marcos Barbosa, Gabriela Gonçalves, Ronaldo Medeiros, Oliveira Lima, Yvan Beltrão, Dr. Wanderley, Davi Maia e Francisco Tenório foram citados pontuaram com 0,25% cada. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..