PSDB e Cidadania: Federação Partidária pode inviabilizar Jó como vice de Cunha

12/05/2022 11:20 - Voney Malta
Por redação
Image

Cidadania e PSDB protocolaram nesta quarta-feira (11) pedido de homologação de criação da federação entre as duas siglas. O relator será o ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

Esse passo pode inviabilizar a deputada estadual (PSDB) Jó Pereira como vice do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) na corrida pelo governo de Alagoas.

“Nossa missão mais imediata é derrotar o neofascismo bolsonarista'',  afirmou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, em texto (leia aqui) distribuído pela assessoria da partido após a formalização do pedido de criação da Federação Partidária.

Esse também é o clima que divide o PSDB internamente, parte a favor e outra contra qualquer aproximação mínima com o bolsonarismo.  

Sendo que os tucanos têm o ex-governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato ao governo federal, após vitória em convenção nacional. Há também ainda uma possibilidade de aliança com Simone Tebet (MDB).

Em Alagoas a futura Federação já tem conhecimento da pré-candidatura do ex-deputado federal Regis Cavalcante ao governo.  

Qualquer decisão será tomada pela maioria formada por membros dos dois partidos, isso  no âmbito local -  e o PSDB tem maioria porque tem uma bancada federal maior. 

Mas a questão em Alagoas será, certamente, nacionalizada e haverá uma forte discussão política.  

''Não podemos levar a Federacão para os braços de Bolsonaro. Não podemos nos entregar ao centrão bolsonarista de Arthur Lira. Se for João Doria ou Simone Tebet, ou os dois, teremos candidato, e se tivermos jamais a federacão será entregue ao centrão'', garante Regis.

Esse é o' climão'.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..