O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizado no bairro Trapiche da Barra, passou cerca de 20 horas sem energia elétrica, em decorrência de serviços de manutenção de rede executados pela Equatorial Alagoas. A falta de energia começou nessa terça-feira (10) e só hoje foi normalizada.  

Em nota enviada ao Cada Minuto, a assessoria da unidade declarou que o hospital foi informado por meio de ofício pela Equatorial Alagoas, que a energia seria desligada das 10h de ontem, às 11h50 da manhã de ontem (dia 10.05), mas a energia só foi restabelecida totalmente hoje por volta das 6h30 da manhã.

"Desde o dia de ontem foram gastos 900 litros de óleo diesel para reabastecimento do gerador e armazenamento para necessidades futuras", informa trecho da nota.  

Durante a madrugada, a servidora do plantão administrativo abriu vários protocolos com a Equatorial Alagoas tentando resolver a situação. No entanto, ao constatar que a energia não retornaria  a tempo, precisou viabilizar o reabastecimento do gerador com mais 150 litros, pois toda a reserva já havia sido utilizada.  

O equipamento foi desligado somente no momento do reabastecimento, funcionando perfeitamente após a reposição do combustível.

"O hospital lamenta o ocorrido que colocou em risco a vida de vários pacientes e já solicitou, nesta manhã, por meio de ofício enviado à Uncisal e à Equatorial Alagoas, o ressarcimento por outros equipamentos que foram queimados durante o período de oscilação da energia", declarou.