4 Dicas de Exercícios para Fazer em Casa

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Durante a pandemia muita gente se tornou sedentária. Com isso, a procura por dicas de exercícios para fazer em casa só aumentou. Até porque, quem pouco se movimenta está mais propenso a doenças, não é?

Por outro lado, as restrições nutriram outros hábitos. Muitos deles nada saudáveis, é verdade. Por isso, você pode recorrer a práticas diárias que reduzam o efeito negativo dos últimos anos.

Mas como fazer isso?

Bem, existem diversos treinos que você pode adotar. Além de tarefas simples como: boa alimentação, descanso, momentos de lazer e etc.

Desse modo, evita-se uma série de problemas. Tanto no aspecto físico quanto no emocional. Além disso, você se torna mais produtivo(a). Afinal de contas, quem se exercita tem bom humor, mais criatividade, sono tranquilo e menos doenças. Como uma tendinite no ombro, por exemplo.

Pensando em te ajudar nisso, listamos alguns treinos sugeridos por profissionais. São 4 Dicas de exercícios para fazer em casa. Confira!

 

Prancha Isométrica

 

A prancha é dos exercícios que você pode fazer em casa. Basta ter dedicação, concentração e equilíbrio. Se possível, use um tapete apropriado para exercícios físicos, ok?

Escolha um local arejado e acomode o tapete em área livre. Em seguida, apoie os antebraços e cotovelos no tapete. Isto é, em linha reta. Verifique se os braços estão na mesma linha dos ombros. Não se esqueça disso!

Depois, firme a ponta dos pés no chão com o corpo ereto. A cabeça não pode estar curvada, portanto a mantenha na mesma linha do corpo. Permaneça assim por 30 seg. Faça a prancha ao menos três vezes por dia. 

Veja quais são os benefícios da prancha isométrica:

  • Maior equilíbrio;
  • Menos lesões no corpo;
  • Capacitação da força e do fluxo orgânico;
  • Melhora de postura;
  • Aumento da autoestima.

 

Corda

 

Talvez você não pule corda como antes. Eu sei, isso virou apenas uma brincadeira de criança no seu passado. Mas, fique sabendo que pular corda também é um dos exercícios para fazer em casa. Serve para tonificar pernas e glúteos. E pode ser feito em qualquer lugar, justamente pela praticidade.

Portanto, compre uma boa corda. De bom material, que não escape da mão. Reserve um ambiente livre. E comece pulando antes das passadas da corda. Fique atento(a) ao movimento do objeto e em seu equilíbrio.

Veja quais são os benefícios da corda:

  • Treino cardiovascular;
  • Força nas pernas e glúteos;
  • Ganho de equilíbrio;
  • Diminuição da tensão no dia a dia e da ansiedade.

Lembre-se: Se você tem histórico de lesões no joelho ou sobrepeso, não faça esta atividade!

 

Polichinelo completo

 

Um dos exercícios para fazer em casa sem dificuldade é o polichinelo completo. Ele não precisa de tapete, nem de acessórios. Apenas de espaço. Afinal, você mexerá os braços e pernas. Além disso, deve evitar acidentes, não é mesmo?

Para o polichinelo, fique em pé. Com os braços esticados ao lado do corpo. E também com as pernas juntas. De forma simultânea, bata as mãos e separe os pés, dando um pulinho para cima. Termine a ação com o agachamento, abaixando os braços. 

Mantenha o ritmo, ok? Repita quantas vezes for necessário, mas sem exagerar na dose!

Veja quais são os benefícios do polichinelo completo:

  • Bom condicionamento físico;
  • Perda de peso;
  • Melhor equilíbrio;
  • Evita lesões;
  • Desenvolve a coordenação motora.

 

Flexão de braços

 

A flexão de braços é um ótimo exercício para homens e mulheres fazerem em casa. Na atividade, o próprio peso do corpo serve para capacitar a força dos braços e ombros.

Então, que tal começar? 

Inicie a flexão de braços virando a parte frontal do corpo em direção ao chão. Mas sem encostar o abdômen na superfície, certo? Logo depois, ponha os joelhos e as mãos no chão, esticando levemente os braços. Junte os pés. 

Pronto! Agora comece a flexão descendo o tronco de forma que o tórax não encoste no chão, e suba de novo. Faça a série de 10 três vezes ao dia. Sem esquecer do alongamento antes, hein! E das pausas, é claro.

Veja quais são os benefícios da flexão de braços:

  • Menos lesões nos ombros;
  • Ativação do peitoral;
  • Boa postura.

Gostou das 4 dicas de exercícios para fazer em casa? Esperamos que sim! Inclua as atividades físicas em sua rotina diária. Priorize o seu bem-estar!

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