“A questão da eleição indireta é legítima, constitucional, não pairam dúvidas sobre isso. Com relação ao edital, se a Justiça indica que é preciso refazê-lo, que os responsáveis cumpram a decisão e que a eleição aconteça dentro de seus preceitos legais”.

A frase acima foi dita nesta segunda-feira (09), pelo ex-prefeito Rui Palmeira, pré-candidato a governador nas eleições de outubro deste ano, um dos primeiros a repercutir a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) 

Gilmar Mendes determinou, no começo desta tarde, a reabertura do edital para a eleição do governo-tampão em Alagoas, estabelecendo que o registro e a votação dos candidatos a governador e vice-governador ocorram em chapa única. 

A decisão ainda deve ser referendada pelo Pleno do STF, conforme o texto do ministro.