Pela primeira vez, na história de Alagoas, presidência do TRE recepciona mulheres quilombolas na discussão sobre lideranças políticas

05/05/2022 14:00 - Raízes da África
Por redação
Image

Na tarde da terça-feira, 04/05, o desembargador Otávio Leão Praxedes , presidente do Tribunal Regional Eleitoral, em Alagoas recebeu na sede da Instituição, lideranças de quilombos alagoanos, tendo como objetivo discutir projetos que assegurem a efetiva participação das mulheres quilombolas na política, como  espaço de poder e decisão.

De início,  o presidente deu destaque a atuação e dinamismo  do Instituto Raízes de Áfricas, no âmbito do estado, na  construção de ações de enfrentamento ao racismo estrutural:

-"Arísia Barros tem um trabalho excelente nessa questão das mulheres e Direitos Humanos, em Alagoas, e quando soube da agenda, e do Seminário Qual o Lugar de Fala das Mulheres na Política Alagoana, promovido pelo Instituto Raízesde Áfricas, com o apoio do TRE, em 2018, me senti muito a vontade para dizer que essa instituição  é receptiva para acolher essas demandas. Para nós toda ação que venha trazer equidade também nos espaços políticos será bem vinda.

O  papel, primeiro do TRE  são as demandas técnicas das eleições, entretanto somos sensíveis a agregar as diversidade e colaborar com as estratégias possíveis para tomar o ambiente igualitário."

Ressaltou ainda o convite feito para participação da promotora e do  juiz auxiliar da presidência, e Diretor da EJE - Escola Judiciaria Eleitoral, Hélio Pinheiro Pinto: “Convidei a Desembargadora Eleitoral Substituta e Presidente da Comissão de Participação Institucional Feminina, Jamile Duarte Coelho Vieira. porque ela é muito envolvida com a pauta da participação feminina e o juiz auxiliar da presidência do tribunal, Hélio Pinheiro Pinto, que tem muito a contribuir com essa discussão.”

Concedida a palavra, Kelly Damasceno e Margarete Geraldo fizeram falas idênticas quando enfatizaram a necessidade do aprendizado para que, nas próximas eleições, possam representar, politicamente, seus territórios, com devidos conhecimentos, agregados ao pertencimento. 

Foram discutidos, a reedição do Seminário realizado em 2018,  cursos de capacitação sobre a participação feminina na política, palestras nos quilombos sobre a importância do voto, das eleições e possivelmente abertura de urnas para eleições simuladas.

Articulado por  Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, o encontro contou com a participação da presidenta  do  Fórum Estadual de Mulheres Quilombolas Enfª Elisete dos Santos,  Kelly Damasceno, liderança  do Quilombo Lagoa do Algodão, município de Carneiros, e da, vice-presidente Margarete Geraldo, do Quilombo Chá do Saco, Sitio Novo, em Taquarana, como também do Coletivo Cultural Mulheres de Saias e Luta , Lagoa do Algodão. 

E essa ativista afirma que foi um momento ímpar, pela primeira vez na história de Alagoas o presidente do TRE recepcionou quilombolas para discutir política, e o acolhimento foi algo assim sensacional.

Obrigada, presidente!

A ação contou com o apoio da deputada estadual, Jó Pereira.

Sigamos...

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..