Durante um café da manhã em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado nesta quinta-feira (07), o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, reforçou a importância da liberdade de imprensa e disse que ela não pode ser tolhida ou diminuída. O café reuniu a imprensa alagoana e membros da OAB.
No início da fala, o presidente afirmou que a advocacia e os jornalistas sempre andaram juntos. “Estamos aqui hoje firmando um pacto com toda classe porque nós defendemos a liberdade de imprensa”.
Vagner também afirmou que os jornalistas podem contar com o órgão e que a liberdade de imprensa jamais pode ser tolhida.

A vice-presidente da OAB, Natália Von Sohsten, ressaltou que a OAB está vigilante com os jornalistas e que os profissionais são importantes para a sociedade. Ela também falou dos ataques que os profissionais da imprensa estão sofrendo.
“Não podemos permitir que isso aconteça. O jornalismo vem sendo atacado e nós queremos ser esse apoio para a classe”, comentou Natália.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Izaías Barbosa, enfatizou que os jornalistas estão sendo atacados diariamente e que sofrem perseguições. Ele citou o caso dos jornalistas demitidos após a greve de 2019. “Muitos foram rebaixados de cargos e outros foram demitidos. A Organização Arnon de Mello nunca pagou os direitos trabalhistas dos jornalistas demitidos. Estamos lutando por isso”.
Por fim, o presidente da Caixa de Assistência, o advogado Leonardo de Moraes disse que a imprensa sempre foi importante para a manutenção da democracia. “Nossa função como Ordem é proteger a democracia. A imprensa precisa ser livre. Sem uma imprensa livre não há democracia”.