Prefeito Luciano Barbosa deve marchar com Rodrigo Cunha enquanto Ricardo Nezinho tem compromisso com Paulo Dantas
O cenário político vivenciado na eleição 2020 na disputa pela prefeitura de Arapiraca com Luciano Barbosa com o apoio do deputado estadual Ricardo Nezinho não será revivido na eleição majoritária e proporcional de 2022, em Arapiraca. Ambos os político vão caminhar separados. É a dinâmica da política tomando os seus rumos. Barbosa foi eleito com ampla vantagem em 2020, tendo Rute Nezinho como vice-prefeita, mas, na pratica, com pouca visibilidade na gestão de Barbosa.
Na eleição 2022 Luciano Barbosa e Ricardo Nezinho estarão cada qual de um lado de acordo com as suas conveniências e interesses políticos no futuro. O MDB de Ricardo Nezinho sobre a batuta do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho apoiará o candidato ao governo, o deputado estadual sertanejo de Batalha Paulo Dantas.
Na outra linha, Luciano Barbosa deve marchar com o senador Rodrigo Cunha pré-candidato ao governo com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira. O pré-candidato a vice na chapa de Rodrigo Cunha ainda não foi definido. A deputada estadual Jó Pereira do grupo de Arthur Lira, já descartou essa possibilidade.
Em campos opostos na eleição 2022 a família Nezinho composta pelo vereador Rogério Nezinho, o deputado Ricardo Nezinho e a vice-prefeita Rute Nezinho vai abraçar o projeto político de Paulo Dantas para o governo do Estado.
Quanto a pré-candidatura a Câmara dos Deputados de Daniel Barbosa, filho de Luciano, de acordo com os episódios mais recentes, não terá espaço no MDB. Resta o caminho concorrido de disputa com pré-candidatos com maior favoritismo no União Brasil (UB) ou Progressistas (PP).