Local é denominado de Espigão do Cangandu onde Manoel André chegou pela primeira vez as terras de Arapiraca em 1848
A construção da primeira Área de Proteção de Arapiraca (APA Urbana) terá uma significativa importância histórica pelo fato do local ser o exato Marco Zero da cidade. De acordo com o escritor e historiador Zezito Guedes, em uma entrevista concedida ao repórter Fernando Valões para a TV Gazeta, em 1983, afirmou que foi neste local em 1843 onde o fundador da cidade Manoel André, reconheceu as terras adquiridas pelo seu sogro, Amaro da Silva Valente, para a cultura de mandioca.
Segundo Guedes, o local era denominado Espigão do Cangandu e após percorrer as terras, bastante cansado no final da tarde, Manoel André descansou aos pés de uma frondosa Arapiraca e teria afirmado “Por enquanto essa Arapiraca vai ser a minha casa”. Essa obra será marcante dentro das comemorações do Centenário de Arapiraca que ocorre em outubro de 2024 na gestão do prefeito Luciano Barbosa.
Ordem de serviço
No final da tarde da última sexta-feira (25), o prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, assinaram a ordem de serviços no valor de R$ 14 milhões para a primeira etapa da obra, que é destinada à proteção e conservação da fauna e da flora, com a criação de um horto florestal com mais de 32 hectares em uma área total de 40 mil metros quadrados.
Os recursos foram liberados por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O projeto prevê a construção de um corredor de transporte com 4,2 quilômetros de extensão em pavimentação asfáltica com duas amplas avenidas entre as rodovias AL-110 e 220.
A população de Arapiraca também será contemplada e melhor mobilidade com a execução de serviços de infraestrutura urbana, incluindo a criação de ciclovias, passeios com acessibilidade, entre outras importantes intervenções em três bairros centrais da cidade, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população arapiraquense.
O ato de assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença do superintendente Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Joãozinho Pereira; do deputado estadual Ricardo Nezinho; presidente da Câmara Municipal, Thiago ML, e demais vereadores
“O apoio do deputado Arthur Lira é muito importante para a execução dessa obra que terá um impacto muito positivo na vida dos arapiraquenses”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa destacando inclusive o apoio da Codevasf, Câmara de Vereadores e de todo o secretariado municipal e servidores.
Em sua fala, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enalteceu os esforços conjuntos para a execução da obra. “O prefeito Luciano é um gestor diligente e muito competente na forma como conduz os destinos de Arapiraca. Esses recursos são oriundos de impostos e é sempre bom poder ajudar a melhorar a vida das pessoas com projetos dessa natureza”, acrescentou Lira.
*Este texto é parte integrante do meu livro que estarei lançando brevemente com fatos ocorridos nos últimos cem anos em Arapiraca.