Primeira atividade do equipamento será no Povoado Mata da Onça, no município de Pão de Açúcar, no domingo (27)
O professor do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, lançará, no sábado (26), às 19h, em transmissão on-line no perfil do Instagram @museuilhadoferro, a nova iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares (Nuplav): a barca museu denominada BARCAROLA cujo design é assinado pelo arquiteto Rafael Brandão, pintura de Faguinho e construção pelo mestre de embarcação local Aniba.
“O objetivo do barco é dar suporte às atividades de pesquisa no Baixo São Francisco a fim de alimentar o banco de dados do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, o Museu da Ilha do Ferro; democratizar o acesso à arte por meio de exposições itinerantes nas comunidades ribeiras do Velho Chico, além de estender a atuação do Museu sobre as águas”, explica o docente Jairo Campos.
Campos explica que a Barcarola ficará à disposição da comunidade acadêmica da Uneal para aulas de campo e visitas técnicas. A primeira atividade do equipamento será no Povoado Mata da Onça (Pão de Açúcar/AL), no domingo (27) com uma exposição de arte popular para a comunidade local.
A barca ficará ancorada, no cais do Povoado Ilha do Ferro. “É uma obra de arte pública que ampliará, ainda mais, as belezas da comunidade”, ressalta o docente.
Museu Ilha do Ferro
O Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos é um Museu de Arte Popular da Uneal na Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar-AL. Foi idealizado pelo professor Jairo José Campos da Costa e é ligado ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (NUPLAV/CNPQ/CAMPUS V). O local reúne peças dos artistas da Ilha do Ferro, que incluem escultores e bordadeiras, com vistas à preservação da memória e uma espécie de cartão de visitas do trabalho artístico desenvolvido pela comunidade num espaço museológico apropriado, climatizado e com uma narrativa curadorial a altura do povoado tradicional.