O aumento do valor dos combustíveis em todo o país tem deixado muitas famílias preocupadas quanto ao seu orçamento mensal, assim também como a classe empresarial, que poderá sofrer com a diminuição das compras.

Parecendo um efeito dominó, esse novo reajuste, colocado em prática nesta sexta-feira (11), trará um aumento significativo em diversos setores da economia, mas poderá afetar principalmente o poder de compras das famílias.

Segundo explicação do economista Cícero Péricles, as empresas que consomem o gás de cozinha repassarão para o consumidor o reajuste do produto, principalmente aquelas que atuam no ramo de bares, restaurantes e lanchonetes.

E esse aumento deverá chegar à alimentação das famílias também com o reajuste do óleo diesel. De acordo Péricles, esse se torna o maior impacto do aumento dos combustíveis feito pela Petrobras, já que o diesel afetará ainda os valores no setor de transporte.

Segundo o economista, a expectativa é que os preços, tanto dos combustíveis, quantos dos produtos, sigam altos nos próximos meses.

“Mesmo que a Guerra entre Rússia e Ucrânia termine por esses dias, esse valor  (dos combustíveis) vai descer muito lentamente. Isso significa que os custos iniciais tendem a se manter ou cair muito lentamente e, claro, como eles (combustíveis) transmitem para os preços gerais da sociedade, nós teremos dentro desses próximos meses tudo mais alto”, disse o economista