Parlamentar iniciou vida pública em 2006 como vereador por Arapiraca e em 1996 foi eleito deputado estadual onde está no 4ª mandato
O deputado estadual Ricardo Nezinho não integra mais o quadro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) partido pelo qual foi eleito vereador por três vezes por Arapiraca em 1996 – 1999 – e 2003. Em 2006 – 2010- 2014 e 2018 foi reconduzido, sempre com expressiva votação para a Casa de Tavares Bastos.
Candidato à reeleição para a ALE na eleição 2022, o parlamentar passou a integrar a União Brasil (UB) partido que está tendo o comando disputado em Alagoas, pelo presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Marcelo Victor e pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).
O novo partido no cenário nacional terá disponível, R$ 1 bilhão do fundo partidário, o mais rico com dinheiro público do país. Só isso já explica claramente sobre o que é a nova legenda, resultado da fusão do fisiológico PSL com o ideológico DEM.
O parlamentar, não informou oficialmente, a sua decisão, no entanto, o presidente do diretório municipal do (MDB) José de Macedo informou a uma fonte, que Ricardo Nezinho não integra mais o MDB. Outra informação é de que o parlamentar continuará recebendo o apoio político do prefeito Luciano Barbosa, ainda filiado ao (MDB).
No seu novo espaço político, o deputado Ricardo Nezinho, terá um trabalho reforçado junto a sua equipe de marketing, para trabalhar o número da legenda para eleição 2022. O número 15.111 continua muito forte na consciência do eleitorado alagoano e arapiraquense.