A CNM tem avaliado o comportamento positivo dos repasses ao longo desse início de semestre, comparando com os mesmos resultados de 2021.
Será creditado nesta quinta-feira (10), nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio do mês, no valor de R$ 6.110.160.171,99.
De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), esta primeira transferência de março, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,16%.
Quando o valor do repasse é deflacionado, retirando o efeito da inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 16,35%.
O valor sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Por isso, ele representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.
A Confederação Nacional dos Municípios tem avaliado o comportamento positivo dos repasses ao longo desse início de semestre, comparando sempre o crescimento com os mesmos resultados de 2021.
O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 27,11% em termos nominais (sem considerar a inflação) em relação ao mesmo período de 2021. Veja tabela abaixo:

Foto: Divulgação / CNM