Apenas 456 eleitores que residiam nos bairros de Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Levada, em Maceió -afetados diretamente pela mineração - solicitaram a troca de domicílio eleitoral. O número preocupa o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) pois, segundo o órgão, 20.198 eleitores precisam fazer a revisão de domicílio.
De acordo com o TRE/AL, os procedimentos devem ser feitos até o dia 04 de maio, em virtude do ano eleitoral, e apesar das campanhas de convocação realizadas nos meios de comunicação e nas redes sociais a procura ainda está abaixo da esperada.
“Há um mês estamos convocando esses eleitores nos meios de comunicação e nas redes sociais mas, infelizmente, não houve a procura que esperávamos. Nossa maior preocupação é com o fechamento do cadastro, que acontece dia 04 de maio, e pode fazer com que muitas pessoas tenham dificuldade para votar em razão da distância de suas novas residências”, lamentou o juiz Sérgio Persiano, da 3ª Zona Eleitoral.
Todo o procedimento da revisão de domicílio em questão é feito virtualmente, no site do TRE de Alagoas, onde o eleitor deve apresentar, além do documento oficial com foto, um comprovante de residência atualizado. Basta acessar o link Eleitor/Eleições e, depois, clicar em Atendimento Remoto – Título Net, onde existe um passo a passo que deve ser seguido pelo eleitor para concluir a operação de Revisão.
A Justiça Eleitoral alagoana ainda não retomou o atendimento presencial e os eleitores que tiverem dúvidas acerca da transferência de seus domicílios eleitorais podem entrar em contato com a 3ª Zona Eleitoral através do e-mail ze0003@tre-al.jus.br, no Whatsapp (82) 99315-3064 ou nos telefones (82) 2122-7703, 2122-7663 ou 3338-1506. O expediente do cartório eleitoral é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.
*Com TRE/AL