O presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Claiber Vieira, em nome da instituição presta solidariedade ao artista plástico Ismael Pereira. O autor questiona no artigo que que prevaleceu o egoísmo da diretoria; e foi executada a ação criminosa. Será que os componentes da diretoria não sabem que o egoísmo desune a sociedade? Ismael foi golpeado por esse grupo, não houve consideração ao que há de mais significativo na sua vida: a arte. Na integração artigo Solidariedade, para reflexão.
“Para quase tudo, os doutores da Igreja e os místicos dizem que há um anjo protetor. Se não houver um para a arte, empenho minha solidariedade ao artista plástico Ismael Pereira pela agressão por ele sofrida com o desmonte do Mural artístico criado por ele em Arapiraca, Alagoas.
O futuro da humanidade depende da solidariedade de cada um... Nesta nossa época, é evidente que o egoísmo grupal se sobressai à proteção de algo ou de alguém. Parece-nos que, na busca de um lobby para fazer valer seus interesses, a diretoria do Clube dos Fumicultores de Arapiraca mandou demolir o Mural criado por Ismael Pereira: obra de mais de meio século, que representa o dia a dia dos fumicultores da região.
Não sabemos se foi por ignorância. O certo é que prevaleceu o egoísmo da diretoria; e foi executada a ação criminosa. Será que os componentes da diretoria não sabem que o egoísmo desune a sociedade? Ismael foi golpeado por esse grupo, não houve consideração ao que há de mais significativo na sua vida: a arte! Por isso saímos em defesa desse ilustre sergipano, que muito fez pelo Estado de Alagoas.
Vejamos: Ismael residiu em Alagoas por mais de trinta anos entre Arapiraca - de onde é Cidadão Honorário - e Maceió. Foi vereador por dez anos, com atuação exemplar que pode ser constatada nos anais da Câmara Municipal de Arapiraca/AL.
Foi idealizador da Rádio Novo Nordeste/AM. É Grau 33 da maçonaria e foi um dos fundadores da Loja Maçônica PERFEITA UNIÃO II, em Arapiraca, da qual foi Venerável Mestre. Presidiu a Câmara Municipal de Arapiraca. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos. Defendeu o aproveitamento industrial do gás natural de Alagoas, luta que representou a implantação, por meio da Petrobras, de uma Unidade de processamento de gás natural do Estado, de onde é Cidadão Honorário.
Por tudo isso, a atitude da diretoria do clube desrespeita a Lei 9.610 de fevereiro de 1998. Agiram como verdadeiros ignorantes ao mandarem destruir o Mural na cidade conhecida como Capital do agreste alagoano. Ignoram, ainda, que o Mural tornou-se patrimônio histórico e cultural da cidade, contemplado na lei de iniciativa da vereadora Gilvania Barros.
A mensagem pictórica de uma obra de arte é muitas vezes um "segredo" para o vulgo. Sabe-se que é o vinho de uma vida para o artista. Sabe bem disso quem com a arte convive. Ao povo basta que a sinta. Ao destruir qualquer obra de arte, pictórica ou não, fere-se a alma do artista.
Espera-se que a Justiça alagoana faça Justiça.
Felizes, três vezes felizes os artistas que gozam de uma união ininterrupta com sua arte. A união de Ismael Pereira com aquele mural fora quebra.
Receba, meu irmão, a solidariedade dos artistas e maçons de Sergipe” .
Cleiber Vieira
Presidente da Associação Sergipana de Imprensa e ex-presidente da Academia Maçônica Sergipana de Artes, Ciências e Letras.