O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) realizou, na tarde desta quarta-feira (9/2), audiência telepresencial de conciliação em dissídio coletivo ajuizado pela Liga Alagoana Contra a Tuberculose (Hospital Sanatório) em face de entidades sindicais representantes de diversas categorias de trabalhadores da área de saúde que iniciaram movimento grevista no último dia 3 de fevereiro.
Na ocasião, o diretor financeiro de Hospital Sanatório, Antônio de Holanda Cavalcante Júnior, informou que a instituição está na iminência de receber o repasse do município de Maceió e que, assim que o dinheiro for creditado, serão efetuados o complemento do pagamento do mês de novembro, a quitação da folha de dezembro e de cerca de 50% a 60% dos salários de janeiro. Ele ressaltou que os recursos podem ser disponibilizados ainda esta semana.
O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (SATEAL), Mário Jorge Machado Barros, afirmou que, caso essa previsão seja cumprida, os trabalhadores encerrarão o movimento paredista imediatamente.
A audiência foi conduzida pelo vice-presidente e corregedor do Regional Trabalhista, desembargador João Leite de Arruda Alencar. O magistrado destacou a necessidade de se buscar uma solução para que o Estado consiga resolver os problemas administrativos que vêm ocasionando os constantes atrasos dos repasses à Liga.
Segundo ele, é preciso se agendar uma reunião com representantes do governo do Estado, com a finalidade de se obter um posicionamento mais claro acerca das medidas que devem ser adotadas para equacionar a situação e, assim, evitar que os trabalhadores continuem sofrendo com os atrasos salariais. O desembargador vice-presidente agendou mais uma nova audiência para as 15h do dia 17 de fevereiro.
Participaram da audiência o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rafael Gazzanéo; o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde no Estado de Alagoas, Francisco Lima; e a presidente do Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Estado de
Alagoas (Sintraeal), Shirley Mota da Costa.
Integram o polo passivo do dissídio coletivo de greve os Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (SATEAL), dos Técnicos em Radiologia (SINTRAEAL), dos Técnicos, Citotécnicos e Auxiliares de Laboratório de Análises Clínicas e Médicas (SINTECAL) e dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde no Estado de Alagoas.