Professores aprovados em concurso tomam posse em Poço das Trincheiras.

08/02/2022 04:31 - Blog do Rodrigo Monteiro
Por redação
Image

Dez aprovadas no concurso público de Poço das Trincheiras, realizado em 2013, tomaram posse nesta terça-feira (8), para o cargo de professora de séries iniciais. A entrega do termo foi feita pelo prefeito Valmiro Costa junto com a secretária de Educação, Luzinete Souza e outros membros do governo.

O evento também foi prestigiado de perto pelos advogados Izaldy, Aecyo e Aryelisson Barbosa, integrantes do Escritório Barbosa & Barbosa, que defenderam judicialmente os concursados. Foi a partir de vitórias na Justiça e acordos com o Executivo, que os atuais servidores conseguiram efetivar seus direitos.

A secretária de Educação ressaltou que as novas professoras chegam para reforçar o quadro e espera que Poço melhore ainda mais nessa área. “Temos o compromisso de buscar o melhor para Educação, sem olhar para cor partidária. É dever da gestão tratar todos com respeito”, disse Luzinete.

Em sua fala, o prefeito de Poço das Trincheiras relembrou o quanto foi difícil a luta destes novos servidores municipais. “Vocês lutaram para fazer um concurso, provaram que são capazes, provaram que querem trabalhar, enfim provaram tudo o que é necessário”, falou Valmiro. O advogado do grupo das professoras de Poço também fez uma fala, destacando o papel democrático que a atual gestão tratou a causa de suas clientes.

“Quando Valmiro assumiu, a primeira coisa que fez foi abrir a porta para todos os servidores, inclusive vocês. Ele ouviu nossos argumentos e entendeu que vocês buscavam um direito. Hoje é a finalização do caminho que vocês começaram ao prestar o concurso. Fico feliz em ajudar vocês nisso”, disse Izaldy. 

 

Defesa na Justiça

Em conversa com o site Alagoas na Net, o advogado do Escritório Barbosa & Barbosa falou da luta que travou há mais de 5 anos na defesa das suas clientes. 

“Propomos 15 ações na Justiça, em que aprovados no concurso de Poço buscavam o direito de assumir sua vaga. Tivemos a primeira sentença procedente em abril de 2021, com isso, pedimos ao Judiciário que estendesse aos outros processos o mesmo efeito, já que se tratava da mesma demanda”, explicou.

O jurista conta que, diante do reconhecimento judicial, obtido pela primeira sentença, foi programada uma audiência junto com a Prefeitura Municipal, e que logo em seguida teve a participação e ratificação do Ministério Público Estadual. “Consegui apresentar ao prefeito argumentos sólidos de que nomear as minhas clientes, não só garantiria o princípio da celeridade processual, mas também a otimização dos atos administrativos, ou seja, iríamos reduzir a espera por novas decisões, tendo em vista a jurisprudência já consolidada”.

Izaldy Barbosa entendeu também que a Procuradoria do Município foi sensível aos motivos elencados, orientando o gestor público a promover as nomeações. 

 

 

FONTE: https://www.alagoasnanet.com.br/v3/professores-aprovados-em-concurso-tomam-posse-em-poco-das-trincheiras/

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..