Advogado Alagoano tem livro publicado pela maior editora em Direito Tributário do Brasil.

19/10/2021 18:52 - Blog do Rodrigo Monteiro
Por redação

Acaba de ser lançada pela Editora Noeses, considerada a maior editora em Direito Tributário no Brasil, a 2a edição do Livro “Praticidade Fiscal nas Presunções Tributárias” de autoria do Alagoano Thiago Maia Nobre Rocha.

Com o esgotamento da primeira edição, tornou-se necessária uma nova edição revista e atualizada desta obra que aborda os instrumentos de padronização fiscal (em especial as presunções) utilizados pela Administração Tributária com o objetivo de tornar a aplicação da norma tributária mais prática, eficiente, e simples a fim de atender um número maior de pessoas e situações. Ocorre que eventualmente, como adverte o autor, tal praticidade fiscal pode trazer excessos que afetam direitos fundamentais dos contribuintes, e, por consequência, necessitam da adoção dos mecanismos de controle judicial descritos pelo autor.

A obra tem apresentação do Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Humberto Martins, que assim descreve: “No desenvolvimento de suas ideias, o autor faz uma análise detida do caráter normativo das presunções tributárias. Na sequência, analisa a praticidade fiscal, suas finalidades e elementos estruturais. Ainda, discute os limites dados às presunções pela praticidade fiscal, destacando as limitações do poder tributário. O autor Thiago Maia é um estudioso do Direito Tributário. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas e especialista em Direito Tributário pela PUC/SP, Thiago tem sólida carreira acadêmica, ocupando há mais de 17 anos a cadeira de professor titular de Direito Tributário da Cesmac, além de ter sido professor concursado de Direito Tributário da Universidade Federal de Alagoas. Além de suas atividades acadêmicas, o autor é advogado atuante nessa área do Direito, tendo ocupado cargos importantes na OAB – Seccional Alagoas. Sua atuação acadêmica, somada à sua experiência profissional, o credencia a apresentar ao leitor considerações profundas, técnicas e sempre ligadas ao bom exercício do Direito. Essa é uma feliz combinação que, certamente, dará aos leitores uma visão técnica do Direito Tributário aliada à autuação prática das discussões judiciais.

Já no prefácio da obra, o ilustre professor Gabriel Ivo, doutor em Direito Tributário pela PUC-SP e professor da Universidade Federal de Alagoas, assim conclui: “Ao final de cada prefácio que escrevo, sempre recomendo, sinceramente, a leitura do livro. O trabalho do Thiago Maia Nobre Rocha, sem dúvida alguma, vem preencher um silêncio da doutrina nacional sobre a praticidade fiscal. Só por isso mereceria a leitura. Mas o estudo contém um rico material para a compreensão e o estudo do tema. Está de parabéns a editora Noeses pela publicação.” Por último, a brilhante obra do advogado Thiago Maia pode ser adquirida na livraria “Nova Livraria” no bairro do Farol.     

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..