A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a responsabilidade sobre a morte do menino de 8 anos que morreu após pisar em um fio de energia elétrica, que caiu de um poste, no bairro de Riacho Doce em Maceió, no último sábado (29).
De acordo com a PC, o objetivo é descobrir se a morte de Lucas Antônio poderia ter sido evitada. Detalhes da ocorrência, como protocolos de chamadas realizadas pelos moradores para informar sobre a queda do fio à Equatorial Energia, serão avaliados.
Segundo informações policiais, o menino Lucas Antônio pisou em fio de energia elétrica que estava caído no chão. Ele chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, mas não resistiu.
Moradores afirma que foram realizadas diversas ligações para a Equatorial, desde a madrugada do sábado, mas nenhum técnico da empresa apareceu. O local onde o fio estava caído é utilizado por crianças para brincar e jogar futebol. Há relatos de que a equipe da empresa só apareceu por volta das 10h. Neste horário, a criança já havia recebido a descarga elétrica e foi socorrida pela própria equipe da Equatorial.
O delegado responsável pelo caso, Roberval Davino, disse que além da avaliação dos protocolos de ligações, os funcionários da empresa que prestaram socorro ao menino serão intimados para depor.
Em nota, a Equatorial lamentou a morte do menino e disse que está apurando os detalhes da ocorrência para identificar as circunstâncias do acidente. A empresa também se colocou à disposição da família para auxiliar no que for necessário, independente do resultado das investigações.
Leia a nota da Equatorial na íntegra:
"A Equatorial Alagoas lamenta profundamente o ocorrido e informa que segue apurando todos os detalhes da ocorrência para identificar as causas e circunstâncias do acidente.
Nos primeiros levantamentos foi identificado que a Equatorial recebeu uma ocorrência às 8h32 do sábado (29) e enviou imediatamente uma equipe para realizar o atendimento no bairro Riacho Doce. Ao chegar no local os técnicos se depararam com o acidente e iniciaram os procedimentos de primeiros socorros à vítima, que foi encaminhada com vida para a unidade de saúde.
A Distribuidora ressalta que independentemente do resultado das investigações se colocou à disposição da família para auxiliar no que for necessário e reforça que irá realizar um diagnóstico com o objetivo de analisar a rede elétrica da comunidade e atuar com ações preventivas de manutenção, caso seja necessário.
Cuidados com fio partido
A Equatorial reforça a orientação de que ao encontrar um fio de energia elétrica solto na rua não se aproxime, faça o isolamento da área e não deixe que ninguém toque no condutor. A recomendação é ligar para o número 0800 082 0196 e comunicar a situação de risco. No registro da ocorrência deve constar a informação de que há um cabo de energia elétrica solto na rua para que a distribuidora possa realizar o atendimento."